Paraguai realiza maior apreensão de maconha da história do país
Operação Umbral intercepta 88 toneladas de maconha com destino ao Brasil e cinco pessoas são presas
TRÁFICO DE DROGASForças de segurança do Paraguai realizaram, na quarta-feira (3), a maior apreensão de maconha já registrada no país. A ação, batizada de Operação Umbral, interceptou um comboio que transportava 88.991 quilos de maconha em direção ao Brasil, carga avaliada em cerca de US$ 13,3 milhões, aproximadamente R$ 70 milhões.
A operação ocorreu em uma estrada da região de Salto del Guaíra, próxima ao Paraná, rota prevista para o transporte da droga. Além da maconha, foram apreendidos 19 veículos, incluindo caminhões-tratores, um caminhão e caminhonetes. Cinco pessoas foram detidas e um suspeito morreu durante a ação, segundo a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai.
Todo o entorpecente e os veículos foram levados à Base Regional da Senad em Salto del Guaíra, onde a droga passou por análise e pesagem. A ação envolveu o Senad, o Comando de Operações de Defesa Interna e o Ministério Público paraguaio.
O ministro paraguaio Jalil Rachid classificou a apreensão como “recorde histórico” e elogiou o trabalho das forças de segurança. Em publicação no Instagram, destacou a importância da operação e reafirmou o compromisso do país em ampliar o controle, vigilância e respostas a atividades ilícitas.