Comunicação Segov | 05 de dezembro de 2025 - 10h35

Programa Trainee de Gestão Pública forma jovens para modernizar o Estado

Iniciativa conecta 21 profissionais a projetos estratégicos, indicadores e políticas públicas inovadoras

CAPACITAÇÃO
Jovens do Programa Trainee de Gestão Pública atuam em projetos estratégicos e modernizam políticas públicas no MS. - Foto: Saul Schramm/Secom

Com atuação em 12 órgãos estaduais e mais de 300 horas de formação, o ‘Programa Trainee de Gestão Pública’ prepara uma nova geração de profissionais para transformar a forma de planejar e executar políticas públicas em Mato Grosso do Sul. A iniciativa, em funcionamento há dez anos, conecta jovens de alto potencial aos desafios do Governo Estadual.

Atualmente, os trainees elaboram indicadores que apoiam decisões de gestores, desenvolvem políticas de proteção de dados e participam de projetos estratégicos, como contratos de gestão que definem prioridades e resultados de secretarias inteiras.

Na Unidade Central de Proteção de Dados Pessoais (UCPDP), o brasiliense Eduardo Barbosa, graduado em Comunicação Organizacional pela UnB, contribui na construção de normativos que regulam a proteção de dados no Poder Executivo Estadual. Ele ressalta que o trabalho envolve legislação, tecnologia, decisões administrativas e articulação entre áreas com prioridades distintas. “Esse programa proporciona experiências estratégicas que só uma formação inovadora poderia oferecer”, afirma.

Outro exemplo é Bruna Ribeiro Campos Diniz, engenheira química pela UFMG e mestre em Administração Pública pela UFMS, que ingressou como trainee e hoje é servidora da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Durante 1 ano e 8 meses na Coordenadoria de Estudos, Análise e Riscos Estratégicos (Segem/Segov), participou da construção do mapa de riscos estratégicos, do sistema de indicadores do Plano Plurianual e do Contrato de Gestão, sendo reconhecida pelo Prêmio de Inovação do Governo do Estado.

Bruna destaca que a experiência no programa transformou sua percepção sobre a administração pública. “Hoje, entendo que cada decisão envolve um processo técnico robusto, com análises e avaliações, além da política. A boa gestão permite alinhar inclusão social e prosperidade”, afirma.

Ela acrescenta que atuar no serviço público possibilita aplicar conhecimentos, gerar impacto social e valorizar dados e decisões estratégicas.

Segundo o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira, o programa fortalece a administração estadual, formando profissionais com domínio técnico, sensibilidade social e capacidade de inovação. “Os trainees trazem novas metodologias, aprendem com a experiência do servidor e consolidam uma cultura de governança orientada a resultados, digital e inclusiva”, explica.

A formação combina teoria, prática e acompanhamento de gestores experientes, com capacitação contínua e remuneração de R$ 6 mil. O programa é fruto da cooperação entre a Segov, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) e a Motriz. Os trainees aplicam metodologias contemporâneas, análise de dados, BI, gestão de riscos e metodologias ágeis em desafios reais da administração pública.

A coordenadora do programa, Luciene Ferreira, ressalta que a experiência prática aliada à formação técnica permite desenvolver rapidamente competências como liderança colaborativa, comunicação estratégica e tomada de decisão baseada em evidências. Entre os impactos já observados estão a modernização do planejamento estratégico de secretarias, criação de dashboards de monitoramento, modelagem de projetos bilionários, redução de custos públicos e fortalecimento de políticas de trabalho, inclusão produtiva, avaliação educacional e assistência social.

Atualmente, os trainees atuam na Fundect, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretaria de Administração (SAD), Escola de Governo (Escolagov), SEAD, SECC, Segem, Segov, Secom e SetDig. Ao todo, 21 profissionais impulsionam a modernização e inovação no Governo do Estado.