Mãe denuncia cirurgia não autorizada em bebê de 3 meses em hospital de SP
Família afirma que criança passou por frenectomia sem consentimento; caso foi registrado como lesão corporal e será periciado
SÃO PAULOUm bebê de três meses teria sido submetido a uma cirurgia não autorizada no Hospital Municipal Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, na quarta-feira (3). A mãe afirma que levou o filho para um procedimento de retirada de um sexto dedo nas duas mãos, mas que a equipe médica realizou também uma frenectomia lingual — corte do freio da língua — sem o seu consentimento.
Segundo o relato da mulher, o bebê apresentou fortes dores após o procedimento adicional. A Secretaria de Segurança Pública informou que o caso foi registrado como lesão corporal no 62º Distrito Policial, responsável por solicitar a perícia.
A Secretaria Municipal da Saúde, por outro lado, afirmou que a equipe de cirurgia pediátrica identificou a necessidade da frenectomia durante a avaliação, além da correção nos dedos. Segundo a pasta, ambos os procedimentos foram considerados necessários e ocorreram “sem qualquer intercorrência”. A criança recebeu alta no mesmo dia, com quadro estável.