Agência Estado | 04 de dezembro de 2025 - 21h15

Botafogo busca empate nos acréscimos e mantém chances na Libertadores

Time de Davide Ancelotti empatou por 2 a 2 com o Cruzeiro no Mineirão; resultado garante vice-campeonato ao Palmeiras

BRASILEIRÃO
Botafogo garante empate nos acréscimos e segue vivo na luta pela Libertadores. - (Foto: Foto: Vítor Silva/Botafogo)

O Botafogo mostrou paciência e perseverança para buscar o empate nos acréscimos diante do Cruzeiro, mantendo viva a esperança de ir diretamente à fase de grupos da Libertadores de 2026. Em jogo isolado nesta quinta-feira, que encerrou a 37ª e penúltima rodada do Brasileirão, o time carioca perdia por 2 a 1 até os 49 minutos do segundo tempo, quando Alex Telles converteu pênalti e decretou o empate por 2 a 2 no Mineirão. O resultado também garantiu o vice-campeonato ao Palmeiras.

O Cruzeiro abriu 2 a 0 com gols de Christian e Matheus Pereira, aproveitando suas oportunidades. O Botafogo reagiu rápido com Marçal e pressionou até o final, conquistando o empate já nos acréscimos após pênalti assinalado pelo VAR e convertido por Alex Telles.

Com o resultado, o Cruzeiro chegou a 70 pontos, três a menos que o Palmeiras, e agora foca na semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians. O Botafogo, com 60 pontos, ocupa a sétima posição, empatado com o Bahia, mas atrás no número de vitórias, e segue lutando para se classificar diretamente para a Libertadores. Na última rodada, o time terá de torcer por um empate entre Fluminense e Bahia e vencer o Fortaleza para alcançar a vaga direta.

O duelo começou equilibrado, com chances para ambos os lados. O Botafogo explorou o pivô de Arthur Cabral, enquanto o Cruzeiro aproveitou sua primeira oportunidade com Christian, que abriu o placar aos 15 minutos. Após o intervalo, Kaio Jorge e Matheus Pereira ampliaram para os mineiros, mas Marçal diminuiu antes do pênalti decisivo que garantiu o empate.

Na última rodada, Cruzeiro visita o Santos, enquanto o Botafogo recebe o Fortaleza no estádio Nilton Santos.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 2 X 2 BOTAFOGO

CRUZEIRO - Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva (Walace), Christian (Matheus Henrique) e Matheus Pereira (Bolasie); Sinisterra (Eduardo) e Kaio Jorge (Arroyo). Técnico: Leonardo Jardim.

BOTAFOGO - Raul; Vitinho (Kauan Toledo), David Ricardo, Marçal e Alex Telles; Allan (Newton), Marlon Freitas e Artur; Barrera (Kadir), Arthur Cabral e Cuiabano (Montoro). Técnico: Davide Ancelotti.

GOLS - Christian, aos 15 minutos do primeiro tempo. Matheus Pereira, aos cinco, Marçal, aos 12. Alex Telles, aos 49 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Anderson Daronco (RS).

CARTÕES AMARELOS - Lucas Silva, Cássio, Allan e Barrera.

CARTÃO VERMELHO - David Ricardo.

RENDA - R$ 1.038.832,50.

PÚBLICO - 34.649 torcedores.

LOCAL - Arena Mineirão, em Belo Horizonte (MG).