Redação O Estado de S. Paulo | 04 de dezembro de 2025 - 15h45

Homem é preso suspeito de aplicar golpe do bilhete premiado

Polícia investiga quadrilha que teria enganado idosa em Mirandópolis e se preparava para novos golpes com documentos falsos

CRIME
Homem é preso em Campinas suspeito de aplicar golpe do bilhete premiado em cidades paulistas. - Foto: Reprodução Youtube

Um homem foi preso em flagrante na noite de quarta-feira (3), em Campinas (SP), suspeito de integrar uma quadrilha especializada no golpe do “bilhete premiado”. A companheira dele é considerada foragida e segue sendo procurada pela Polícia Civil.

As investigações começaram após um golpe aplicado em julho deste ano, em Mirandópolis (SP), contra uma idosa. Segundo a polícia, dois criminosos abordaram a vítima, alegando serem irmãos e possuírem um bilhete premiado da loteria. Eles convenceram a idosa a ajudá-los a sacar o prêmio, alegando restrições religiosas de um deles, e a instruíram a mentir para o gerente do banco, transferindo R$ 70 mil para outro integrante da quadrilha.

O golpe do bilhete premiado consiste em induzir a vítima a realizar transferências ou pagamentos com a promessa de receber valor maior posteriormente.

O homem preso na quarta-feira foi encontrado em um hotel de Campinas, durante a Operação Bilhete Premiado, conduzida pela 3ª Delegacia de Investigações Gerais. A polícia informou que ele se preparava para aplicar novos golpes usando documentos falsos e, por isso, foi autuado em flagrante pelo crime de uso de documento falso.

Antes da prisão, a equipe policial cumpriu mandado de busca na residência do casal na capital paulista, onde foram apreendidos diversos materiais ligados ao esquema criminoso. As investigações contaram com imagens de câmeras de segurança, consultas a sistemas policiais e comparações com registros de golpes anteriores, permitindo a identificação dos suspeitos. A apuração segue em andamento.