Redação | 04 de dezembro de 2025 - 13h48

Programa Cidade Empreendedora ajuda 36 municípios do MS a fortalecer pequenos negócios

Iniciativa do Sebrae/MS busca melhorar gestão municipal e abrir oportunidades para micro e pequenas empresas

FOMENTO
Integração institucional guiou o debate sobre políticas públicas e desenvolvimento sustentável - (Foto: Divulgação)

Na última sextafeira (28 de novembro), autoridades estaduais, gestores municipais e representantes de micro e pequenas empresas estiveram reunidos em Campo Grande, durante o XV Congresso do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. No evento, o debate sobre políticas públicas destacou o papel do Sebrae/MS e do Cidade Empreendedora como ponte entre governo, municípios e setor privado.

O Cidade Empreendedora atende 36 municípios de Mato Grosso do Sul. O programa busca melhorar o ambiente de negócios local através de uma gestão pública mais eficiente, da simplificação burocrática, da inclusão de micro e pequenas empresas em licitações e da oferta de apoio técnico e capacitação.

Riedel destacou a importância da iniciativa privada no processo de desenvolvimento e parceria com o Sebrae

De acordo com o diretorsuperintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, muitas vezes empresas locais acreditam não ter condições de participar de licitações públicas. O programa mostra que com orientação e suporte, elas podem competir com igualdade, oferecendo preços competitivos e colaborando com o desenvolvimento local.

O impacto para os municípios tem sido percebido na vida dos empreendedores. O programa ajudou a abrir espaço para negócios locais se integrarem à cadeia de compras públicas e a fomentar o próprio comércio interno dos municípios. 

Para Mendonça empreendedores têm condições de participar de licitações, sobretudo quando recebem orientação adequada

Durante a cerimônia de encerramento de um ciclo do programa, prefeitos foram reconhecidos pelo empenho na adoção das práticas. O governador do estado ressaltou que a parceria entre o governo e o Sebrae/MS fortalece o desenvolvimento e gera novas oportunidades para a população. 

Para muitos municípios, o Cidade Empreendedora representa uma chance concreta de diversificar a economia local, incentivar o empreendedorismo, valorizar pequenos negócios e tornar o município mais produtivo e resiliente. A aposta é que essas iniciativas contribuam para um futuro mais próspero em todo o Mato Grosso do Sul.