Daniela Amorim | 04 de dezembro de 2025 - 08h25

Aluguel sobe 0,37% em novembro e acumula alta de 6,92% no ano, diz FGV

Mesmo com ritmo mais lento no mês, valores continuam pressionando o bolso dos inquilinos nas principais capitais

ECONOMIA
Aluguéis seguem em alta e acumulam quase 7% de aumento em um ano, aponta FGV. - (Foto: Arquivo)

Os aluguéis residenciais voltaram a subir em novembro: alta de 0,37%, segundo o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), da FGV. O aumento foi menor do que o de outubro (0,57%), mas o peso acumulado no bolso segue crescendo. Nos últimos 12 meses, os aluguéis já avançaram 6,92%.

De acordo com o economista Matheus Dias, do Ibre/FGV, o movimento indica que, apesar de alguma trégua mês a mês, a tendência geral ainda é de alta. “Capitais como São Paulo e Belo Horizonte puxaram essa aceleração. Mesmo com sinais de moderação, os reajustes continuam mais fortes que os de 2024”, explicou.

O indicador leva em conta contratos reais de locação assinados em empresas imobiliárias — ou seja, mostra quanto os novos inquilinos estão, de fato, pagando.

Entre as capitais analisadas, São Paulo registrou aumento de 0,52% em novembro; o Rio de Janeiro, 1,13%; Belo Horizonte subiu 0,39%; e Porto Alegre foi a única com queda, de 0,37%.

No acumulado de 12 meses, Belo Horizonte lidera a alta (11,37%). Depois aparecem São Paulo (6,53%), Rio de Janeiro (5,50%) e Porto Alegre (4,63%).