Senadores de MS entregam relatório do Senado contra o 'tarifaço' dos EUA
Senadora do PP de Mato Grosso do Sul destaca diplomacia parlamentar e marca nova fase nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos
DIPLOMACIAA senadora Tereza Cristina (PPMS) e senador Nelsinho Trad (PSDMS) protocolaram nesta quarta-feira (03 de dezembro) o relatório final da Comissão Temporária para Interlocução sobre as Relações Econômicas Bilaterais com os Estados Unidos (CTEUA). O documento reúne mais de 20 recomendações para enfrentar os impactos do chamado “tarifaço americano”. O texto foi aprovado no mesmo dia pelos membros da comissão.
Pouco depois da aprovação, Tereza Cristina publicou um vídeo nas redes sociais em que destacou o papel da diplomacia parlamentar no avanço das negociações. “Hoje, quarta-feira (03), na Comissão de Relações Exteriores, juntamente com o senador Nelsinho Trad, que é o presidente, entregando o relatório final da comissão que foi constituída para tratar do tarifaço americano. Essa missão que começou até um pouco desacreditada e hoje, então, é um dia importante da conclusão dos trabalhos”, afirmou a parlamentar.
A senadora lembrou que o trabalho da comissão teve início com uma missão a Washington, em julho, composta por parlamentares de diferentes partidos. Segundo ela, o grupo abriu um canal de interlocução com o Senado norte-americano, que resultou em manifestações públicas contrárias às tarifas. “Já com resultados positivos que começaram lá com a nossa missão, quando nós abrimos um canal de uma diplomacia parlamentar”, completou.
O relatório propõe a criação de uma estratégia permanente de diplomacia econômica entre Brasil e Estados Unidos. As recomendações incluem o monitoramento constante das relações comerciais, a diversificação de mercados, a ampliação da presença institucional em Washington e o fortalecimento do diálogo entre os parlamentos dos dois países.
O chamado “tarifaço americano” foi imposto em abril, com alíquotas de até 50% sobre uma série de produtos brasileiros. A medida, adotada pelo governo dos Estados Unidos, afetou principalmente setores como agronegócio, indústria de bens de capital, aeronáutica e frutas. Ainda que algumas reduções tenham sido anunciadas em novembro, 62% das exportações brasileiras continuam enfrentando sobretaxas, segundo o relatório.
A missão oficial da CTEUA a Washington foi realizada entre 28 e 30 de julho. Durante a viagem, senadores brasileiros se reuniram com oito parlamentares norte-americanos, representantes da Câmara dos Representantes, think tanks e empresários. O objetivo era sensibilizar o Congresso dos Estados Unidos para os impactos das tarifas sobre o comércio bilateral.
A estimativa apresentada no relatório aponta prejuízos de até R$ 52 bilhões ao ano para o Brasil. A retração potencial do PIB pode variar entre 0,2% e 0,6%. Os parlamentares também alertam para os danos causados a estados como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Ceará.
Com o fim dos trabalhos da comissão, os senadores sugerem que o Senado continue acompanhando o tema e funcione como um elo direto com o Congresso dos Estados Unidos. O texto também propõe maior atuação em fóruns multilaterais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o G20.
A senadora Tereza Cristina reforçou que a missão do Legislativo foi complementar à diplomacia oficial conduzida pelo Itamaraty. “Estamos só começando. Alguns setores continuam de fora e novas oportunidades poderão surgir com a manutenção dessa relação amistosa”, afirmou.