Partido Novo quer retomar direito de cidadãos pedirem impeachment de ministros do STF
Proposta surge após liminar de Gilmar Mendes restringir denúncias contra membros do Supremo
CRISE ENTRE PODERESApós uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que limitou o direito de cidadãos pedirem o impeachment de ministros da Corte, o partido Novo anunciou que vai apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reverter essa mudança.
A ideia da sigla é garantir que qualquer brasileiro possa solicitar o afastamento de um ministro do STF e exigir que o Senado Federal aprove a abertura do processo com maioria absoluta (41 dos 81 senadores), e não mais dois terços, como definido na liminar.
"Ministros do Supremo tentam usurpar funções do Legislativo. Essa PEC busca reequilibrar os poderes", afirmou o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), líder do partido na Câmara. A coleta de assinaturas para protocolar a proposta começou nesta quarta-feira (3).
Entenda a decisão do STF - A polêmica surgiu após Gilmar Mendes conceder uma liminar que altera o rito de processos de impedimento. Pela decisão, a Procuradoria-Geral da República (PGR) passa a ser a única com competência para apresentar denúncias contra ministros do STF por crime de responsabilidade. Anteriormente, qualquer cidadão poderia protocolar esse tipo de pedido no Senado.
Além disso, a liminar estabelece que, para que o processo tenha andamento, será necessário o voto favorável de 54 senadores (dois terços da Casa), e não mais a maioria simples.
Gilmar justificou a medida como forma de proteger a estabilidade institucional: "O impeachment, quando usado de forma abusiva, não ataca apenas indivíduos, mas o próprio Estado de Direito", afirmou o ministro em sua decisão.