Nico Garófalo | 03 de dezembro de 2025 - 10h50

Nomes inspirados em k-pop, novelas e futebol ganham popularidade entre bebês no Brasil em 2025

Babycenter registra crescimento de nomes como Otto Taehyng, Celina, Aurora e Mavie em levantamento anual com 103 mil registros

VARIEDADES
BTS, 'Vale Tudo' e Neymar inspiram nomes de bebês mais populares de 2025 segundo plataforma - (Foto: Oksana Kuzmina/Adobe Stock)

Pelas influências da cultura pop, do futebol e das novelas, os nomes dos recém-nascidos brasileiros em 2025 revelam uma mistura de tendências e homenagens. É o que aponta o tradicional levantamento anual do Babycenter, aplicativo dedicado à gestação e à paternidade, que contabilizou 103 mil registros de nomes de bebês entre 1º de janeiro e 4 de novembro.

Entre as principais novidades, estão os nomes inspirados no k-pop, com a presença de Otto Taehyng, Namjoon, Matteo Yoongi, Jimin Gabriel e Jin — todos ligados à popular boyband sul-coreana BTS. Outro destaque é Liam, homenagem a Liam Payne, ex-integrante do One Direction, falecido em 2024, que aparece na 49ª posição.

As novelas da Globo também voltaram a influenciar os pais brasileiros. Pela primeira vez, o nome Celina, da clássica “Vale Tudo”, entrou no Top 100, assim como Olavo, outro personagem do folhetim. Leona, de “Dona de Mim”, e Serena e Olívia, de “Alma Gêmea”, também estão entre os preferidos. Aurora, de “A Bela Adormecida”, e Bella, de “A Bela e a Fera”, figuram em 5º e 63º lugares, respectivamente.

Sucesso da Netflix, a série “Bridgerton” influenciou a entrada de nomes como Charlotte, Agatha, Sophie e Eloise no Top 200.

O futebol também segue como um forte vetor de influência. Vinícius Júnior, Estêvão e Davi Luiz inspiraram nomes entre os meninos. Neymar também apareceu indiretamente, com os nomes de suas filhas, Mavie (29º), Mel (Top 200) e Helena (1º), ganhando destaque. No caso de Helena, o sucesso já era anterior ao nascimento da filha do jogador.

Na liderança dos nomes mais registrados, Miguel segue no topo entre os meninos pelo 15º ano consecutivo, à frente de Ravi, Théo, Arthur e Heitor. Entre as meninas, Helena permanece em 1º lugar pelo oitavo ano, seguida por Cecília, Maitê, Laura e Aurora.

A popularidade de certos nomes pode ter impacto também na escolha de nomes compostos e na reafirmação de tendências ligadas à cultura de massa. O ranking do Babycenter é um termômetro das preferências culturais das famílias brasileiras, influenciadas por música, TV, esportes e internet.