Assessoria e Redação | 03 de dezembro de 2025 - 08h05

Governo do Estado entrega viaturas e forma novos bombeiros em MS

Equipamentos reforçam combate a incêndios urbanos e florestais; investimento chega a R$ 5,2 milhões

SEGURANÇA PÚBLICA
Com novos equipamentos e formação, bombeiros militares reforçam o combate a incêndios e o atendimento à população sul-mato-grossense. - Foto: Saul Schramm/Secom

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul recebeu, no fim da tarde desta terça-feira (2), um novo conjunto de viaturas e equipamentos destinados ao combate a incêndios urbanos e florestais. A entrega, realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, integra um investimento de R$ 5,2 milhões do Governo do Estado. A solenidade marcou também a formatura de novos oficiais e soldados temporários da corporação.

Os veículos reforçam o trabalho operacional dos bombeiros em várias regiões do Estado, inclusive no Pantanal, onde o Governo mantém bases avançadas em pontos estratégicos para agilizar o enfrentamento aos incêndios florestais. O reforço ocorre após um ano em que Mato Grosso do Sul registrou mais de 1,6 mil focos de calor, número influenciado por fatores como maior conscientização da população, aumento das chuvas, resposta rápida das equipes e a formação de quase mil brigadistas somente em 2025.

Durante o evento, o governador Eduardo Riedel destacou a importância da estrutura entregue. Ele lembrou que as novas viaturas ampliam o alcance operacional em áreas remotas do Pantanal e Cerrado, além das 10 unidades de resgate que passam a atender a proporção de uma para cada 100 mil habitantes.

Além das unidades de resgate, foram entregues seis caminhonetes. A cerimônia também celebrou a formatura de 10 oficiais da turma Caiman e de 250 soldados temporários. A programação incluiu ainda homenagem pelo Dia do Patrono do Corpo de Bombeiros Militar, “Imperador Dom Pedro II”.

Formação

Os novos oficiais concluíram o curso iniciado em janeiro de 2024, com treinamento para combate a incêndios, salvamentos e ações de segurança contra incêndio e pânico. Eles passam agora a atuar em diferentes unidades do Estado.

Já os 250 soldados temporários encerraram a capacitação iniciada em novembro, com foco em atendimento pré-hospitalar, salvamento e apoio operacional. Dez deles são da área de tecnologia da informação e reforçarão o setor de Diretoria Telemática e Estatística.

Durante a cerimônia, o governador ressaltou que a criação da primeira turma de temporários representa um marco para a corporação, reforçando o atendimento à população em um Estado que cresce e demanda mais estrutura de segurança.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Frederico Reis Pouso Salas, afirmou que a entrega das viaturas e a formação dos novos militares simbolizam avanços importantes para o serviço prestado à população sul-mato-grossense.

Homenagens

A solenidade também contou com a entrega da Medalha “Imperador Dom Pedro II”, a maior honraria do Corpo de Bombeiros, concedida a 30 civis e militares pelos serviços prestados. Entre os homenageados estiveram a primeira-dama Mônica Riedel, o secretário Rodrigo Perez (Segov), o secretário-adjunto Artur Falcette (Semadesc) e o superintendente de Jornalismo da Secom, Ludyney Moura.