Redação E+ | 02 de dezembro de 2025 - 07h15

Rafael Câmara deve participar de treinos livres da Ferrari na F-1 em 2026

Chefe da equipe italiana confirma intenção de colocar o brasileiro de 20 anos em atividades oficiais e testes com carros antigos

ESPORTE
Brasileiro campeão da Fórmula 3 integra academia de pilotos da escuderia italiana. - Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Depois da ascensão de Gabriel Bortoleto em 2025, o automobilismo brasileiro pode ganhar mais um nome na Fórmula 1. Rafael Câmara, pernambucano de 20 anos, foi citado como possível participante dos treinos livres da Ferrari em 2026. A sinalização foi dada por Frédéric Vasseur, chefe da escuderia, em entrevista ao portal italiano Autoracer.

Vasseur explicou que a equipe já observa o desempenho de Câmara desde a Fórmula 3 categoria em que o brasileiro foi campeão e destacou que ele terá espaço no próximo ano, quando compete na Fórmula 2. Segundo o dirigente, a Ferrari pretende incluí-lo em treinos livres 1 e em testes com carros antigos.

"Certamente houve interesse em Leonardo Fornaroli, mas já temos Rafael Câmara, que venceu a Fórmula 3 e estará na Fórmula 2 no ano que vem, e provavelmente fará alguns treinos livres 1 conosco, e certamente alguns testes com carros antigos", disse Vasseur.

As equipes da Fórmula 1 são obrigadas a escalar jovens pilotos em pelo menos dois treinos livres por temporada. Com isso, Câmara poderá conduzir o carro usado por Lewis Hamilton ou Charles Leclerc. Como a Ferrari mantém parceria técnica com a Haas, o brasileiro também pode ter chances na equipe americana.

Vasseur descartou a contratação de novos nomes para o programa de desenvolvimento, reforçando a confiança em Oliver Bearman, também de 20 anos, que corre pela Haas nesta temporada. "Não achamos que faça sentido ter tantos jovens pilotos sob contrato conosco", afirmou.