Agência Brasil | 01 de dezembro de 2025 - 19h45

Julio Cesar, ex-secretário da Receita, é demitido do serviço público

Publicada no DOU, demissão impede nomeação do ex-servidor por cinco anos; motivo oficial não foi divulgado

POLÍTICA
Ex-secretário Julio Cesar Vieira Gomes é demitido do serviço público, ficando impedido de assumir cargos por cinco anos. - (Foto: Receita Federal/divulgação)

O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta segunda-feira (1º) a demissão do ex-secretário da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes. A publicação não trouxe a motivação oficial para a decisão.

A demissão ocorre após a Controladoria-Geral da União (CGU) encerrar um processo disciplinar aberto contra Gomes, que ficou conhecido pelo envolvimento na tentativa de liberação de joias sauditas recebidas pelo então presidente Jair Bolsonaro em viagens internacionais. Durante o governo Bolsonaro, Julio Cesar foi acusado de pressionar servidores da Receita Federal para liberar as joias retidas no controle aduaneiro do Aeroporto de Guarulhos.

Com a demissão, Gomes está impedido de ser nomeado para qualquer cargo público pelo período de cinco anos. A Agência Brasil informou que busca contato com a defesa do ex-secretário.

No ano passado, Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal no inquérito que investiga as joias sauditas. Segundo as investigações, os desvios podem ter chegado a R$ 6,8 milhões.