Força-tarefa da Prefeitura tapa 20 mil buracos em uma semana em Campo Grande
Equipes da Sisep atuam em bairros e região central da cidade, antecipando-se ao período chuvoso e melhorando a mobilidade.
TAPA-BURACOSEm apenas uma semana, a Prefeitura de Campo Grande fechou cerca de 20 mil buracos, quase 3 mil diariamente, em uma força-tarefa organizada para prevenir danos no período chuvoso e melhorar a circulação na cidade. O trabalho é realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).
Nesta segunda-feira ( 1 ), equipes atuavam na avenida Marquês de Herval, no Mata do Jacinto, próximo ao Terminal Nova Bahia, além de ruas adjacentes. O movimento constante de caminhões, operários e máquinas chamou atenção de moradores e transeuntes.
O morador Célio José de Arruda Leite, 61 anos, acompanhou o serviço em frente à própria casa e elogiou a ação. “É importante que a prefeita está tentando resolver esses problemas. A chuva ainda vem, então é bom aproveitar essa estiada para tapar os buracos”, afirmou.
A autônoma Cristiane Santana, 37, moradora do Nova Lima, destacou que os reparos já são visíveis. “Aqui estava cheio de buracos, era difícil passar. Agora já melhorou bastante”, disse.
Para profissionais que dependem da mobilidade urbana, os reparos têm impacto imediato. O motociclista de aplicativo Matheus Gonzales de Jesus, 24, relata que a situação estava crítica, mas vem melhorando. “No fim do ano, estão dando mais atenção. Tem melhorado bastante com as equipes nas ruas”, destacou.
Alguns moradores lembram que, apesar dos avanços, há áreas que necessitam de recuperação estrutural do asfalto. Marcelo de Souza, 30, do Residencial Cerejeiras, comenta: “O tapa-buraco ajuda, mas ruas próximas ainda estão degradadas. Próximo ao Shopping Bosque dos Ipês, por exemplo, dá para ver que o pavimento precisa ser recuperado”.
Compromisso com a segurança e mobilidade - A Sisep explica que, à medida que os trechos mais críticos são corrigidos, o trabalho avança com maior velocidade, atendendo simultaneamente as sete regiões urbanas. O secretário Marcelo Miglioli afirma que a força-tarefa segue dentro da meta e que o objetivo é tapar entre 70 e 80 mil buracos até o fim do ano, com apoio do Governo do Estado e da Câmara Municipal.
O serviço já passou por bairros como Universitário, Parque dos Girassóis, Jardim São Conrado, Jardim Centro Oeste, Coronel Antonino, Vila Almeida, região central, Parque Novos Estados, Jardim Morumbi, Vila Carlota, Vila Piratininga, Nova Lima, Monte Castelo, Jardim Panamá e Vila Margarida.
Nos próximos dias, a programação prevê atendimentos em Tiradentes, Vila Santo Eugênio, Taveirópolis, Lageado, Nova Lima, Vila Almeida, Monte Castelo e Parque Novos Estados.
A Prefeitura reforça que, à medida que os buracos maiores são eliminados, o ritmo tende a aumentar, oferecendo mais segurança e melhores condições de tráfego para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.