Iury de Oliveira | 01 de dezembro de 2025 - 14h10

Prefeitura de Dourados abre Dezembro Vermelho com testagens e orientações sobre HIV/AIDS

Campanha promove diagnóstico precoce, prevenção e combate ao estigma com ações em diferentes regiões da cidade

SAÚDE E PREVENÇÃO
Durante a manhã dezenas de testes foram realizados na UBS/CSU e ações seguem durante a tarde na unidade - (Foto: Assecom/Divulgação)

A campanha Dezembro Vermelho foi oficialmente iniciada nesta segunda-feira (1º) em Dourados com uma série de ações de testagem e orientação sobre HIV/AIDS na Unidade Básica de Saúde do Centro Social Urbano (UBS/CSU), no Jardim Água Boa. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), a iniciativa integra o calendário nacional de saúde e reforça a importância do diagnóstico precoce, da prevenção segura e do combate ao estigma relacionado ao HIV.

Logo nas primeiras horas da manhã, 56 testes rápidos foram realizados no CSU. A ação segue até às 17h desta segunda-feira com o apoio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais.

Segundo Elaine Kakuta, diretora da UBS/CSU, o número de atendimentos reforça o sucesso da estratégia de acolhimento e informação. “Sabemos que o teste ainda é motivo de receio, mas com orientação adequada e um trabalho conjunto, conseguimos alcançar um número expressivo de pessoas que optaram pelo cuidado com a saúde. Isso é muito importante”, afirmou.

O teste rápido é simples e sigiloso, com resultado em poucos minutos. Os profissionais realizam o atendimento de forma individualizada, garantindo acolhimento e privacidade.

A campanha segue com uma programação extensa até o dia 17 de dezembro, com ações descentralizadas em diferentes unidades de saúde. Na terça-feira (2), a UBS Izidro Pedroso oferecerá testagens das 7h às 11h. Na quarta (3), será a vez da UBS do Parque das Nações II, com apoio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE/CTA). Na quinta (4), os testes estarão disponíveis na UBS Seleta, no mesmo horário. Na sexta (5), a UBS do bairro Ouro Verde realizará a testagem durante todo o dia.

A campanha também prevê ações intersetoriais voltadas a públicos vulneráveis. No dia 16, o Patronato Penitenciário receberá uma palestra educativa com profissionais do SAE/CTA abordando prevenção, tratamento e combate ao preconceito. Já no dia 17, a Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) oferecerá 50 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, reforçando o compromisso com o acesso ao diagnóstico de populações indígenas.

Essas atividades fazem parte do Plano de Ações e Metas (PAM) 2025 e estão alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde. O objetivo é ampliar o acesso à testagem, fortalecer o vínculo com os serviços públicos e promover o enfrentamento ao estigma que ainda cerca o HIV.

O Dezembro Vermelho foi instituído no Brasil como parte das estratégias nacionais de prevenção e combate ao HIV/AIDS, reforçando o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro desde 1988. A campanha destaca a importância da chamada prevenção combinada, que inclui o uso de preservativos, testagens regulares, acesso à Profilaxia Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP), e o tratamento como forma de prevenção, baseado na evidência de que pessoas com carga viral indetectável não transmitem o vírus.

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Saúde, reitera o compromisso com a promoção da saúde pública e a ampliação do acesso a serviços essenciais, garantindo dignidade e cuidado para todos os cidadãos.