'Dia D da Magia' marca encerramento da 10ª edição da Caixa Encantada
Campanha arrecadou mais de 125 mil brinquedos que serão distribuídos para crianças em todo o Estado
SOLIDARIEDADEO Dia D da Magia reuniu autoridades e parceiros na manhã desta segunda-feira (01) em Campo Grande para marcar o encerramento da campanha Caixa Encantada. A iniciativa, conduzida pelo Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (SAD), mobiliza doações em todo o Estado para garantir brinquedos e renovar a esperança de milhares de crianças no Natal.
Madrinha do projeto, a primeira-dama Mônica Riedel ressalta como ações sociais podem tornar as festas de fim de ano mais especiais para muitas famílias. “Este ano, temos 126 mil brinquedos reunidos no Albano Franco. Cada um deles vai alegrar crianças e tornar o Natal mais especial, realizando sonhos que, para algumas, ainda não haviam se concretizado. Recebemos relatos de crianças de dez anos que nunca tinham ganhado um brinquedo. Com a campanha, temos certeza de que muitas serão alcançadas e viverão momentos de felicidade inesquecíveis.”
A décima edição da campanha quebrou recordes de arrecadação e, neste ano, também chegou ao interior do estado. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) liderou o ranking de doações, com 32.058 brinquedos, seguida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), com 20.306. Para 2026, a meta é expandir a ação e alcançar os 79 municípios do estado.
O governador Eduardo Riedel destacou que uma sociedade mais justa e menos desigual não depende apenas da ação do Estado, mas também da participação de empresas, organizações sociais e da comunidade. “Quanto mais essas instituições se envolverem, menores serão os problemas de injustiça na sociedade. Esse exercício de participação é vital para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.”
O deputado estadual Junior Mochi (MDB) ressaltou ainda que aqueles em posições de liderança têm a responsabilidade não apenas de comandar, mas também de compartilhar e inspirar a sociedade por meio de ações de cidadania.
A iniciativa alcança mais de 300 instituições que atendem crianças de um a doze anos. Entre elas está a OSC Sonhadores MS, que atende Miguel Menezes, autor da nova música tema da Caixa Encantada.
Para a presidente do Centro de Integração da Criança e do Adolescente (CICA) Renata Cortada o impacto vai muito além dos brinquedos: ‘’A Caixa Encantada transforma vidas, para nossas crianças acende a esperança, entrega carinho e mostra que elas se importam’’ E completa: ‘’ Esse gesto repleto de carinho nos lembra que quando as sociedades se unem a magia acontece de verdade’’.
A programação continua no período da tarde no Bioparque Pantanal com uma Tarde do Lazer planejada especialmente para 200 crianças de entidades beneficiadas, repleta de atividades lúdicas, como teatro de fantoches e brincadeiras.