MS Irriga capacita produtores e reforça uso de tecnologia para fruticultura irrigada
Com potencial para irrigar 4 milhões de hectares, programa avança com cursos técnicos e foco na eficiência produtiva
MS IRRIGACom capacidade para irrigar até 4 milhões de hectares, segundo estudo da Esalq/USP, o Programa MS Irriga começa a ganhar força no campo com a realização de capacitações técnicas voltadas a produtores, técnicos e profissionais da agropecuária. Neste fim de semana, o Módulo 1 do curso prático de Fruticultura e Hortaliças com foco em irrigação é realizado no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande, ministrado pelo Dr. Victor de Souza Almeida.
A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc, em parceria com a Agraer e o Senar/MS, como parte das ações do Prosolo, plano estadual de manejo e conservação de solo e água. O objetivo é levar conhecimento técnico sobre o uso eficiente da irrigação, manejo adequado da água e fertirrigação, contribuindo para o aumento da produtividade e sustentabilidade da agricultura familiar e empresarial.
Com potencial de irrigar até 4 milhões de hectares, estado busca expandir área irrigada e capacitar produtores com apoio técnico e políticas públicas
Durante a abertura, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, destacou que o uso da irrigação no estado ainda é pequeno diante do seu potencial. Hoje, apenas entre 120 e 130 mil hectares estão irrigados. “O potencial é considerável. Somando as áreas férteis com irrigação existente, poderíamos chegar a 300 mil hectares de forma imediata”, afirmou.
Secretário-executivo Rogério Beretta falou sobre a importância das parcerias para fomentar o MS Irriga. ((Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc)
Beretta defende que a irrigação não apenas eleva a produtividade, mas oferece segurança em períodos de estiagem e instabilidade climática. “Capacitar é essencial para garantir o uso correto da tecnologia. Especialmente para o pequeno produtor, esse apoio técnico pode ser a diferença entre perda e sucesso na lavoura”, frisou.
O módulo prático aborda temas como planejamento e dimensionamento de sistemas irrigados, escolha de motobomba, uso de tubulações, fertirrigação e manutenção de equipamentos. Os participantes também participam de atividades em campo, como medição de vazão, montagem de sistemas e análise de equipamentos, além de conhecer técnicas modernas como microaspersão, fitas e tubos gotejadores.
Curso prático reúne produtores e técnicos em Campo Grande para ampliar eficiência da irrigação em MS. (Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc)
A programação do segundo dia concentra-se na fertirrigação, com ênfase em tipos de adubos, compatibilidade de fertilizantes e boas práticas de aplicação.
Beretta também destacou as políticas públicas associadas ao MS Irriga. Entre elas, a redução da tarifa de energia para irrigantes, cartilhas de orientação técnica e o lançamento iminente do Programa de Regularização de Barragens, essencial para legalizar estruturas que servem à irrigação em propriedades rurais.
Segundo o secretário, essas ações são resultado do trabalho integrado do grupo gestor do programa, que envolve a Semadesc, Agraer, Senar, Associação dos Irrigantes e outras entidades do setor.
“Estamos unindo conhecimento técnico, incentivo econômico e regularização ambiental para transformar o potencial irrigável de MS em realidade produtiva”, concluiu Beretta.