Iury de Oliveira | 30 de novembro de 2025 - 10h00

Brasil iguala a Argentina em títulos da Libertadores com conquista do Flamengo

País chega a 25 conquistas após vitória rubro-negra e alcança liderança histórica na principal competição sul-americana

FUTEBOL
Com o título do Flamengo, Brasil empata com a Argentina em número de conquistas da Libertadores - (Foto: Conmebol/Divulgação)

O futebol brasileiro alcançou neste sábado (29) um feito histórico: com o tetracampeonato do Flamengo, o Brasil empatou com a Argentina como o país com mais títulos da Libertadores da América, com 25 conquistas cada. A vitória do Rubro-Negro sobre o Palmeiras, no Estádio Monumental de U, em Lima (Peru), também marcou o sétimo título consecutivo do país na competição, ampliando a hegemonia brasileira no cenário sul-americano.

Essa igualdade no topo não ocorria desde 1963, quando o Santos, de Pelé, venceu pela segunda vez e deixou o Brasil empatado com o Uruguai, que havia conquistado os dois primeiros títulos com o Peñarol. Desde então, a Argentina dominou o ranking, impulsionada por títulos dos anos 1960 e 1970, período em que clubes como Independiente, Estudiantes, Boca Juniors e River Plate construíram uma larga vantagem.

A virada no cenário começou a se desenhar nos últimos anos. Desde 2019, nenhum outro país venceu a Libertadores além do Brasil, que emplacou uma sequência inédita de sete títulos seguidos, recorde absoluto no torneio. Esse domínio recente foi responsável por eliminar a diferença histórica construída pelos argentinos.

Com o novo título, o Flamengo passou a figurar entre os clubes com quatro conquistas, ao lado de Estudiantes e River Plate. O Independiente ainda lidera como maior campeão da história com sete taças, seguido pelo Boca Juniors, com seis. O uruguaio Peñarol aparece em terceiro, com cinco.

Apesar do empate em número de títulos, o Brasil é o país com mais clubes campeões diferentes da Libertadores. São 12 times brasileiros que já levantaram o troféu, contra oito argentinos. Além do Flamengo, clubes como São Paulo, Santos, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional, Vasco, Corinthians, Fluminense e Botafogo já conquistaram a América.

Em termos de cidades, Buenos Aires ainda é a maior vencedora da história da Libertadores, com 13 conquistas, somando títulos de Boca Juniors, River Plate, Argentinos Juniors, San Lorenzo e Vélez Sarsfield. Em seguida aparece Avellaneda, também na Argentina, com oito títulos, sendo sete do Independiente e um do Racing.

Com o novo título do Flamengo, o Rio de Janeiro chegou a sete títulos, igualando-se a São Paulo, que também tem sete conquistas entre seus clubes. A capital fluminense já viu Fluminense, Vasco e Botafogo também conquistarem o torneio.

Países que ainda não venceram - Entre os países sul-americanos, Peru, Bolívia e Venezuela ainda não tiveram representantes campeões da Libertadores. Apenas os peruanos chegaram perto, com o Universitário vice-campeão em 1972, e o Sporting Cristal, em 1997, derrotado pelo Cruzeiro.