Christiane Mesquita | 28 de novembro de 2025 - 09h25

ALEMS tem semana com debate sobre diabetes e sessão do Empreendedorismo Feminino

Reuniões, audiência pública e sessão solene marcam a primeira semana de dezembro na Assembleia

AGENDA
Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde ocorrem as atividades da semana. - (Foto: Wagner Guimarães)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) inicia dezembro com uma agenda variada de atividades abertas ao público e à imprensa. Entre os destaques estão a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), uma audiência pública voltada ao tratamento do diabetes e a sessão solene em homenagem ao Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino. As ações acontecem na sede do Legislativo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

A quarta-feira (3) começa com a reunião da CCJR, às 8h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara. O colegiado, presidido pelo deputado Caravina (PSDB), analisa a constitucionalidade e legalidade das matérias que tramitam na Casa. Integram a comissão os deputados Junior Mochi (MDB), Paulo Duarte (PSB), Pedrossian Neto (PSD) e Neno Razuk (PL).

No período da tarde, o Plenarinho volta a receber atividade: uma audiência pública sobre “Tecnologia e Dignidade no Tratamento do Diabetes”. A discussão foi proposta pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), em parceria com o vereador Ronilço Guerreiro (Podemos).

À noite, às 19h, o Plenário Júlio Maia será palco da sessão solene que celebra o Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino, instituído pela Lei 5.828/2022. A homenagem, proposta pelo deputado Renato Câmara (MDB), também prevê a entrega de medalhas e diplomas a mulheres empreendedoras e apoiadores da liderança feminina no Estado.

As sessões plenárias seguem a rotina habitual, acontecendo às terças, quartas e quintas-feiras, sempre às 9h. É nesses encontros que ocorrem debates sobre temas de interesse público e as votações de projetos que impactam a legislação estadual.

A ALEMS reforça que a agenda pode sofrer alterações, com inclusão ou retirada de eventos. A programação completa está disponível no site oficial do Legislativo, que também transmite as atividades pelos canais de comunicação da Casa, como TV e Rádio ALEMS, além das redes sociais.