Redação | 28 de novembro de 2025 - 08h26

Aldeia Campestre recebe serviços de cidadania e saúde neste fim de semana

Edição do programa 'MS em Ação' leva atendimento itinerante a indígenas de Antônio João

AÇÃO SOCIAL
Comunidade da Aldeia Campestre recebe serviços gratuitos em mais uma edição do programa "MS em Ação" - (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

A Aldeia Campestre, no município de Antônio João, será palco, nos dias 29 e 30 de novembro, da 8ª edição do programa “MS em Ação: Segurança e Cidadania”. A iniciativa do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Cidadania (SEC), tem como objetivo ampliar o acesso a serviços públicos essenciais para comunidades indígenas e tradicionais do Mato Grosso do Sul.

A programação acontece na Escola Municipal Indígena Mbo'eroy Tupa'i Arandu Reñoi. Na sexta-feira (29), os atendimentos começam às 9h com a posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança da aldeia e seguem até as 17h. No sábado (30), os serviços serão oferecidos das 8h às 12h.

Entre os serviços ofertados estão a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, título de eleitor, certidão de residência e declaração de atividade rural. No sábado, será possível solicitar a segunda via da certidão de nascimento, com apoio da ANOREG.

Representantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) também estarão presentes, por meio da Justiça Itinerante e do projeto Juizado em Ação nas Comunidades Tradicionais, oferecendo reconhecimento e conversão de união estável, divórcios, pensão alimentícia, além de atendimento para causas de até 40 salários mínimos.

Na área da saúde, a comunidade contará com atendimentos de multivacinação, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial e atendimento odontológico. Haverá ainda a presença do posto médico da Polícia Militar e da Carreta da Saúde, com estrutura para atendimento básico.

Aldeia Campestre recebe a 8ª edição do MS em Ação com atendimentos gratuitos

A Defensoria Pública Estadual e a Defensoria da União prestarão orientações jurídicas à população, enquanto o INSS e a FUNAI estarão disponíveis para serviços relacionados a benefícios e políticas públicas. A Coordenadoria da Mulher (TJMS), o programa PROMUSE (PMMS) e o CETRAN também participarão da ação com postos de atendimento.

A Funtrab, por meio da Casa do Trabalhador, oferecerá orientações sobre vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho, acesso ao seguro-desemprego e programas como o Jovem Aprendiz.

As instituições de ensino superior também integram a ação. A Uniderp participa com equipes das áreas de Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária, oferecendo serviços e orientações voltados ao bem-estar.

Já a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) levará diversas ações educativas e culturais, como produção de sabão ecológico e repelentes naturais, aferição de glicemia e pressão arterial, atividades de matemática e educação financeira voltada para mulheres indígenas. A programação inclui ainda oficinas de agroecologia, distribuição de sementes e demonstração de impressão 3D por meio do FABLAB do SENAI.

Segurança e integração - A estrutura contará com a presença de equipes especializadas da segurança pública. Estão previstas exposições com equipamentos do BOPE, DOF, Corpo de Bombeiros e da PM Ambiental, incluindo exibição de helicóptero e de animais taxidermizados.

Serão realizadas ainda palestras e minicursos nos dois dias. Entre os temas estão informática básica (SENAI), prevenção à violência contra a mulher (PROMUSE), primeiros socorros, autismo (TEA) e apresentação do programa Protege, voltado à proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade.