TJMS participa do Fonamec para fortalecer mediação e conciliação no MS
Representantes de Mato Grosso do Sul buscam trocar experiências nacionais sobre justiça consensual
JUSTIÇA EM FOCOO Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) está presente no 18º Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), evento realizado de 26 a 28 de novembro na Chapada dos Guimarães (MT). A comitiva do estado é composta pelo desembargador José Ale Ahmad Netto, coordenadorgeral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e pela diretora da secretaria do núcleo, Deise Moura Mathias.
O fórum reúne integrantes de núcleos de mediação e conciliação de todo o país, Nupemecs e Cejuscs, em uma programação com oficinas, palestras e debates sobre mediação, conciliação e justiça restaurativa. O objetivo é fomentar o intercâmbio de práticas bemsucedidas e consolidar os métodos consensuais como alternativa eficaz à judicialização de conflitos.
Debate nacional sobre conciliação - A cerimônia de abertura contou com o painel “Raízes de aroeira: do diálogo à restauração”, mediado por autoridades do Judiciário com atuação nacional. A programação da quinta-feira (27) trouxe painéis sobre consensualismo, segurança jurídica, governança em saúde, mediação judicial e os desafios trazidos pelos 15 anos da Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No último dia (28), o fórum encerrará com oficinas conduzidas por formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Fundação Getulio Vargas (FGV), seguida de cerimônia de premiação aos melhores mediadores.
Para José Ale Ahmad Netto, o evento é “um momento enriquecedor” que fortalece a troca de experiências entre Estados e impulsiona a evolução da mediação em âmbito nacional e estadual.
A participação do tribunal mostra o comprometimento do judiciário sulmato-grossense com métodos de resolução de conflitos mais céleres e menos onerosos, uma alternativa importante num país com o judiciário sobrecarregado. A expectativa é que os aprendizados trocados no fórum se reflitam em práticas que beneficiem diretamente a população do estado.