Maria Edite Vendas | 27 de novembro de 2025 - 08h40

SES reforça capacitação online para profissionais da saúde em MS

Curso gratuito de 60 horas busca ampliar o uso seguro da tecnologia nos atendimentos do SUS

SAÚDE
Webaulas semanais reforçam educação permanente e uso seguro das tecnologias na rede pública - (Foto: Saúde Digital - Exame de retinografia)

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), por meio da Superintendência de Saúde Digital, está ampliando os esforços para qualificar os profissionais da área com ações voltadas à formação continuada. Além de promover teleatendimentos clínicos para equipes em todo o Estado, a pasta também oferece capacitações por meio da teleducação, como cursos e webaulas.

Apesar do bom uso das ferramentas de teleatendimento, a adesão às atividades formativas ainda é considerada baixa. A chefe da Unidade de Teleducação da SES, Maria Karolina Cyles Alves, destaca que muitos profissionais utilizam a plataforma apenas para tirar dúvidas pontuais, mas não aproveitam os conteúdos que poderiam aprimorar de forma contínua o atendimento prestado à população.

“Temos percebido que muitos servidores utilizam o Telessaúde para tirar dúvidas sobre casos clínicos, mas ainda deixam de aproveitar os cursos e webaulas, que poderiam apoiar a rotina de trabalho e qualificar ainda mais o atendimento”, afirma.

Como forma de incentivo à formação, estão abertas as inscrições para o curso autoinstrucional “Saúde Digital: Conectando Conhecimento e Cuidado”. A capacitação tem carga horária de 60 horas, é gratuita e voltada tanto a profissionais quanto a estudantes da área da saúde.

O conteúdo foi elaborado de forma conjunta pelo Núcleo de Telessaúde da SES e pela Fiocruz MS, em parceria com a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser. Entre os temas abordados estão:

A formação tem como principal objetivo preparar os profissionais da saúde para o uso responsável, seguro e eficiente das tecnologias digitais, garantindo a proteção de dados e a adoção de boas práticas no atendimento por meio do SUS.

O curso é totalmente online, pode ser realizado no ritmo do participante e está disponível na plataforma digital da SES. A inscrição pode ser feita gratuitamente por meio do site oficial da Escola de Saúde Pública ou diretamente na área de Telessaúde da SES.

A SES destaca que a capacitação é uma ferramenta estratégica para fortalecer a Atenção Primária, ampliando a resolutividade e promovendo a qualificação contínua das equipes de saúde em todo o Estado.