Da Redação | 26 de novembro de 2025 - 16h00

PF prende suspeitos em MS e mira rota de cocaína da América do Sul para Europa

Operação Balcãs cumpre mandados em três países e bloqueia R$ 300 milhões em bens

OPERAÇÃO BALCÃS
PF cumpre mandados da Operação Balcãs em Dourados, Campo Grande e Ponta Porã - (Foto: Divulgação/PF)

Agentes da Polícia Federal (PF) deflagraram nesta quarta-feira (26) a Operação Balcãs, que tem como alvo uma organização criminosa responsável por exportar toneladas de cocaína da América do Sul para a Europa. A ação, com apoio da Europol e forças de segurança do Paraguai e Holanda, cumpriu mandados simultâneos nos três países.

Em Mato Grosso do Sul, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e uma prisão preventiva em Dourados, além de buscas em Campo Grande (1) e Ponta Porã (6). Também houve prisões e diligências em Porto Velho (RO), Amsterdam (Holanda) e Yby Yau (Paraguai), com o total de 14 mandados judiciais cumpridos.

A operação é a terceira fase da chamada “Hinterland”, que desde 2023 investiga o envio de drogas por portos brasileiros. As apurações revelaram que o grupo chegou a movimentar cerca de 12 toneladas de cocaína com destino ao continente europeu, utilizando estrutura logística no Paraguai para centralizar o transporte da droga desde os países produtores até os portos.

Um dos compradores das remessas identificados seria integrante de uma máfia dos Bálcãs, considerada uma das mais ativas na Europa. Parte do esquema foi desmantelado após a apreensão recorde de três toneladas de cocaína em Pelotas (RS), no ano passado.

Além das prisões e buscas, a PF bloqueou contas bancárias, sequestrou 43 imóveis e 27 veículos, todos ligados aos investigados, num patrimônio estimado em R$ 300 milhões.