Explosão em subestação de energia evacua ministérios e deixa feridos na Esplanada
Trabalhador teve queimaduras graves e outros cinco foram levados a hospitais após incêndio no bloco C
GERALUma explosão em uma subestação de energia elétrica no subsolo do bloco C da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, provocou a evacuação do prédio e deixou seis pessoas feridas na manhã desta terça-feira (25). O local abriga os ministérios da Igualdade Racial, das Mulheres, dos Povos Indígenas e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
O incidente ocorreu por volta das 9h40, quando uma equipe terceirizada realizava manutenção na subestação. Houve um curto-circuito que causou a explosão e um princípio de incêndio. A fumaça se espalhou por vários andares, o que levou à evacuação imediata do prédio por medida de segurança.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, 27 pessoas foram atendidas no local, a maioria por sintomas leves de intoxicação por inalação de fumaça. Das seis vítimas que precisaram ser encaminhadas a unidades de saúde, três são servidores públicos e três trabalham na empresa terceirizada responsável pelo serviço de manutenção.
Um dos funcionários terceirizados sofreu queimaduras graves no tórax, braços, pernas e vias aéreas. De acordo com os bombeiros, ele estava consciente e orientado no momento do socorro, mas as lesões são consideradas severas. As demais vítimas apresentavam sintomas leves.
Prédio segue interditado e atividades foram transferidas para teletrabalho - Após o controle da situação, equipes de segurança interditaram o bloco para avaliação dos danos e garantia de segurança. Apesar de não haver mais focos de fumaça no interior do edifício, o acesso segue restrito.
Em nota oficial, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que o incidente teve início com um curto-circuito provocado durante a intervenção técnica e que a brigada de incêndio atuou de imediato, seguindo o protocolo de evacuação.
A Secretaria de Serviços Compartilhados do MGI orientou que todos os servidores e colaboradores que atuam no bloco C cumpram a jornada desta terça-feira em regime de teletrabalho.
As causas da explosão estão sendo apuradas. Peritos e técnicos devem realizar análises no local para esclarecer o que motivou o curto-circuito e se houve falha humana ou técnica no procedimento de manutenção.