Brasil bate novo recorde na produção de petróleo e gás em outubro, diz ANP
Com pré-sal em alta, país alcança 5,248 milhões de barris de óleo equivalente por dia
ECONOMIAA produção de petróleo e gás natural no Brasil atingiu um novo recorde em outubro, com 5,248 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), segundo dados preliminares divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O número supera o recorde anterior de 5,160 milhões de boed registrado em julho, representando um crescimento de 2,7% em relação a setembro.
Somente a produção de petróleo chegou a 4,024 milhões de barris diários, com alta de 2,9% na comparação mensal. Já o volume de gás natural alcançou 194,5 milhões de metros cúbicos por dia, avanço de 2,2%.
Pré-sal responde por mais de 81% da produção total - A região do pré-sal segue como principal responsável pelo crescimento da produção nacional. Em outubro, ela respondeu por 81,42% do total produzido, equivalente a 4,273 milhões de boed — 3,2% a mais do que em setembro.
Especificamente no pré-sal, foram produzidos 3,306 milhões de barris de petróleo por dia (alta de 3,11%) e 153,6 milhões de metros cúbicos diários de gás natural (crescimento de 3,6%).
Os dados confirmam a tendência de expansão da produção nacional, puxada principalmente pelos campos do pré-sal, que têm se consolidado como a principal fronteira energética do país.