Denise Luna e Gabriela da Cunha | 24 de novembro de 2025 - 13h10

Petrobras promete crescer com o Brasil e reforça foco na transição energética

Presidente Magda Chambriard destaca equilíbrio entre produção de petróleo e investimentos em energia renovável no plano 2026-2030

ECONOMIA
Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, reforça compromisso com energia renovável - (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta segunda-feira (24) que a empresa está preparada para crescer junto com o Brasil, conciliando produção de petróleo e investimentos em energia renovável. A declaração foi feita durante o encerramento do Eloos Energia, evento realizado em Belo Horizonte.

“Com a demanda de energia crescendo, nós, da Petrobras, precisamos crescer juntos. Até 2050, a Petrobras pretende manter 31% da geração de energia com fontes renováveis”, disse Magda. O novo plano estratégico da estatal, com vigência entre 2026 e 2030, será apresentado oficialmente nesta quinta-feira (27).

A executiva destacou que, apesar da forte presença do pré-sal, a companhia está focada em explorar novas fronteiras, como a Margem Equatorial, e em continuar investindo em combustíveis renováveis. “Temos uma série de investimentos para atingir o pico da produção do pré-sal até 2030/32. Depois, será essencial repor reservas”, afirmou.

O plano estratégico também deve fortalecer o papel da Petrobras na transição energética, incorporando iniciativas sustentáveis e alinhadas às práticas ESG. O desafio, segundo a presidente, é equilibrar crescimento econômico, segurança energética e responsabilidade ambiental.