24 de novembro de 2025 - 13h00

Palmeiras mira a Libertadores e encara o Flamengo na decisão mais esperada do ano

Final da competição sul-americana será neste sábado, em Lima, e Vitor Roque destaca preparação intensa para enfrentar o rubro-negro

ESPORTE
Vitor Roque durante coletiva: foco total na final contra o Flamengo, em Lima. - Foto: Reprodução Youtube

O Palmeiras busca o quarto título da libertadores e encara o mesmo rival da final de 2021, vencida pelos paulistas. Agora, novamente frente a frente, os dois clubes mais regulares da temporada no futebol brasileiro disputam a taça da principal competição da América do Sul.

Apesar da expectativa pela final, o elenco ainda precisa lidar com um compromisso importante nesta terça-feira (25), quando enfrenta o Grêmio em Porto Alegre, em jogo válido pela penúltima rodada do Brasileirão. Vencer fora de casa virou missão obrigatória para manter alguma esperança de título nacional. Com 70 pontos e três rodadas restantes, o Palmeiras está quatro pontos atrás do líder Flamengo, que soma 74.

"Antes da final, tem um jogo muito importante também, que é contra o Grêmio, e vamos tentar fazer um resultado positivo lá na casa deles. Sabemos que o Brasileiro ficou um pouco distante, mas é focar e trabalhar", avaliou Vitor Roque.

Nos últimos quatro jogos do campeonato, o desempenho palmeirense caiu: foram apenas dois pontos conquistados em 12 possíveis, com duas derrotas e dois empates. Esse retrospecto fez com que a equipe perdesse terreno na briga pelo título nacional.

Durante o treino desta segunda-feira, o técnico Abel Ferreira concentrou os trabalhos em movimentações táticas específicas. O objetivo é ajustar o time tanto para o duelo contra o Grêmio quanto para a finalíssima no fim de semana. O treinador português mantém cautela, mas sabe da importância de chegar com moral elevada para encarar o Flamengo.

Outro ponto destacado por Vitor Roque foi o apoio da torcida, que mesmo diante dos tropeços recentes, continua dando suporte ao time. "O apoio de cada torcedor é muito importante para a gente. Eu me identifiquei muito rápido com a torcida. Desde o primeiro minuto eles sempre me apoiaram, apoiaram o grupo, então é trabalhar para, se Deus quiser, conquistar esse título para nós e por eles também", completou o atacante, que soma 20 gols na temporada, sendo o segundo maior artilheiro do elenco.

A expectativa é de casa cheia no Estádio Monumental de Lima. As torcidas organizadas de ambos os clubes já começaram a se mobilizar, com caravanas saindo de várias partes do Brasil em direção à capital peruana. A Conmebol estima mais de 40 mil torcedores presentes, o que deve transformar a decisão em um espetáculo dentro e fora de campo.

A final entre Palmeiras e Flamengo não representa apenas a luta pelo título, mas também a reafirmação de dois projetos vitoriosos do futebol nacional. De um lado, o modelo consolidado e pragmático de Abel Ferreira; do outro, o elenco estrelado e ofensivo do rubro-negro, atual campeão brasileiro.

Com foco total, o elenco alviverde promete manter a concentração e o equilíbrio emocional até o apito final. “Vamos dar o nosso máximo em campo. Sabemos da importância dessa final para o clube e para nossa torcida”, concluiu Vitor Roque.