Cícero Cotrim e Célia Froufe | 24 de novembro de 2025 - 13h20

Defesa de dono do Banco Master recorre ao STJ por habeas corpus

Daniel Vorcaro está preso desde tentativa de embarque para Dubai e é investigado por fraudes financeiras

ECONOMIA
Daniel Vorcaro foi preso ao tentar embarcar no Aeroporto de Guarulhos com destino a Dubai. - (Foto: Divulgação)

A defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, protocolou nesta segunda-feira (24) um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar revogar a prisão preventiva do empresário. Ele é alvo da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes envolvendo a venda de títulos de crédito falsos e crimes contra o sistema financeiro.

Vorcaro foi detido no domingo da semana passada (17), no momento em que passava pelo raio-x do Aeroporto Internacional de Guarulhos, tentando embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A abordagem foi feita por um policial federal à paisana. Segundo a defesa, a viagem tinha como objetivo fechar um negócio no exterior.

Após audiência de custódia realizada na terça-feira (18), a Justiça optou por manter a prisão. A detenção preventiva foi determinada diante da gravidade das suspeitas e do risco de fuga. Antes de recorrer ao STJ, os advogados do banqueiro já haviam apresentado um pedido de soltura ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, mas a solicitação foi negada pela desembargadora Solange Salgado da Silva.

A operação investiga irregularidades na gestão e nas tentativas de venda do Banco Master, especialmente em negociações com o Banco de Brasília (BRB). Além de Vorcaro, outros diretores da instituição financeira também são alvos da ação da Polícia Federal.