Nico Garófalo | 24 de novembro de 2025 - 12h40

Morre Ione Borges, ex-apresentadora do programa 'Mulheres', aos 73 anos

Referência na televisão feminina, Ione marcou gerações ao lado de Claudete Troiano na TV Gazeta

LUTO NA TV
Ex-apresentadora do Mulheres, Ione Borges morreu aos 73 anos - (Foto: Reprodução/Internet)

A apresentadora Ione Borges, um dos grandes nomes da televisão brasileira, morreu na madrugada desta segunda-feira (24), aos 73 anos, em São Paulo. A causa da morte foi insuficiência respiratória, conforme informou a Fundação Cásper Líbero, mantenedora da TV Gazeta.

Ione ficou conhecida nacionalmente por comandar o programa "Mulheres", da TV Gazeta, ao lado de Claudete Troiano, durante quase duas décadas. Sua atuação no programa transformou a atração em uma referência para o público feminino nos anos 80 e 90.

Além do "Mulheres", também apresentou outros programas da emissora, como "Pra Você", "Ione" e "Manhã Gazeta", consolidando sua imagem como uma das principais comunicadoras da TV aberta brasileira voltada à mulher e à família.

Despedida e homenagens - O velório de Ione Borges ocorre nesta segunda-feira, das 16h às 20h, no Funeral Velar Morumbi, na zona sul da capital paulista. Amigos, familiares e admiradores da apresentadora prestam as últimas homenagens.

Nas redes sociais, Claudete Troiano, que dividiu anos de bancada com Ione, lamentou a morte da amiga e colega de profissão. "Hoje me despeço de uma parceira de vida e de televisão. Ione era única. Seu legado jamais será esquecido", escreveu.

Legado e representatividade - Com uma carreira que começou ainda na juventude como modelo e atriz, Ione migrou para a televisão e se firmou como uma das principais vozes femininas da TV paulistana. Sua trajetória ajudou a abrir caminho para novas gerações de apresentadoras e consolidou a força dos programas femininos nas grades de programação.

Mesmo após se afastar da televisão, sua imagem seguiu associada à história da TV Gazeta. Sua postura elegante, firme e acolhedora marcou o estilo dos programas que conduziu e a admiração do público.

Ione Borges deixa um legado de profissionalismo, respeito e pioneirismo na comunicação brasileira.