Morre Ione Borges, ex-apresentadora do programa 'Mulheres', aos 73 anos
Referência na televisão feminina, Ione marcou gerações ao lado de Claudete Troiano na TV Gazeta
LUTO NA TVA apresentadora Ione Borges, um dos grandes nomes da televisão brasileira, morreu na madrugada desta segunda-feira (24), aos 73 anos, em São Paulo. A causa da morte foi insuficiência respiratória, conforme informou a Fundação Cásper Líbero, mantenedora da TV Gazeta.
Ione ficou conhecida nacionalmente por comandar o programa "Mulheres", da TV Gazeta, ao lado de Claudete Troiano, durante quase duas décadas. Sua atuação no programa transformou a atração em uma referência para o público feminino nos anos 80 e 90.
Além do "Mulheres", também apresentou outros programas da emissora, como "Pra Você", "Ione" e "Manhã Gazeta", consolidando sua imagem como uma das principais comunicadoras da TV aberta brasileira voltada à mulher e à família.
Despedida e homenagens - O velório de Ione Borges ocorre nesta segunda-feira, das 16h às 20h, no Funeral Velar Morumbi, na zona sul da capital paulista. Amigos, familiares e admiradores da apresentadora prestam as últimas homenagens.
Nas redes sociais, Claudete Troiano, que dividiu anos de bancada com Ione, lamentou a morte da amiga e colega de profissão. "Hoje me despeço de uma parceira de vida e de televisão. Ione era única. Seu legado jamais será esquecido", escreveu.
Legado e representatividade - Com uma carreira que começou ainda na juventude como modelo e atriz, Ione migrou para a televisão e se firmou como uma das principais vozes femininas da TV paulistana. Sua trajetória ajudou a abrir caminho para novas gerações de apresentadoras e consolidou a força dos programas femininos nas grades de programação.
Mesmo após se afastar da televisão, sua imagem seguiu associada à história da TV Gazeta. Sua postura elegante, firme e acolhedora marcou o estilo dos programas que conduziu e a admiração do público.
Ione Borges deixa um legado de profissionalismo, respeito e pioneirismo na comunicação brasileira.