Redação E+ | 23 de novembro de 2025 - 11h30

Lula diz que Bolsonaro teve 'todo o direito à presunção de inocência'

Presidente evita comentar decisão do STF, mas afirma que a Justiça está 'cumprindo seu papel'

POLÍTICA
Presidente Lula - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou neste domingo (23) a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que seu adversário político “teve todo o direito à presunção de inocência”. Lula falou com jornalistas após a reunião de Cúpula do G-20, em Johannesburgo, na África do Sul.

Questionado sobre a decisão da Suprema Corte após a violação da tornozeleira eletrônica por Bolsonaro, Lula disse que não costuma comentar determinações judiciais, mas acabou expressando uma avaliação breve.

“A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, ele teve todo o direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento, ou seja, então a Justiça decidiu, está decidindo”, afirmou. Segundo o presidente, Bolsonaro “vai cumprir com a pena que a Justiça determinou e todo mundo sabe o que ele fez”.

Declaração de Trump

Um repórter também questionou Lula sobre a reação do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que classificou a prisão de Bolsonaro como “uma pena”. O presidente brasileiro reforçou que decisões judiciais no país são soberanas.

“Acho que não tem nada a ver, acho que o Trump tem de saber que nós somos um país soberano, que a nossa Justiça decide, e o que decide aqui, está decidido”, concluiu.