Stellantis anuncia 16 lançamentos para o Brasil em 2026; a aposta em modelos híbridos e novos SUVs
Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e Leapmotor terão novidades; movimento reforça liderança do conglomerado no país
MERCADO AUTOMOTIVOA Stellantis prepara uma ofensiva para 2026 com 16 novos modelos previstos para o mercado brasileiro. O anúncio foi feito pelo presidente do grupo na América do Sul, Herlander Zola, durante o Salão do Automóvel 2025. Seis dos lançamentos serão híbridos, ampliando a estratégia de eletrificação das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e Leapmotor.
Três veículos já estão confirmados: a nova Ram Dakota, o Jeep Avenger e o hatch popular da Fiat derivado do Grande Panda europeu. Outros modelos seguem sob sigilo, mas as movimentações da empresa no Brasil indicam quais devem completar a lista.
Fiat aposta em híbridos e em novo compacto nacional
A Fiat terá dois lançamentos certos: uma Toro híbrida e o hatch que substituirá o Argo. A picape deve adotar o sistema híbrido leve de 48V associado ao motor 1.3 turbo, tecnologia que deve aparecer ainda no primeiro semestre.
O novo compacto, inspirado no Grande Panda, visa recuperar a liderança da marca no mercado nacional. A motorização deve repetir opções já conhecidas da linha Firefly, incluindo versões aspiradas e o motor 1.0 turbo com sistema híbrido leve.
Jeep prepara Avenger e linha híbrida para 2026
Além do Avenger, a Jeep terá mais três novidades. O primeiro será o Cherokee híbrido, que promete consumo superior a 16 km/l na cidade.
Renegade e Commander também ganharão versões híbridas com motor 1.3 turbo e sistema elétrico de 48V. O Renegade ainda passará por um novo facelift. A marca confirmou que a segunda geração do SUV será lançada globalmente em 2027, mantendo foco no estilo robusto e com opção elétrica.
Citroën inicia eletrificação no país
Os brasileiros C3 Aircross e Basalt receberão o mesmo sistema híbrido leve usado por Pulse e Peugeot 2008. O conjunto combina o motor 1.0 T200 flex com propulsor elétrico e bateria de 12V.
Leapmotor amplia presença e anuncia SUV de seis lugares
A chinesa Leapmotor apresentará no Brasil o C16, SUV de seis lugares com duas versões. A elétrica entrega 299 cv, tração traseira e autonomia de até 630 km no padrão chinês CLTC. O grupo também confirmou que a marca começará a montar veículos na fábrica da Jeep, em Goiana (PE), em regime KD.
Peugeot, Ram e Citroën podem completar a lista
Embora não tenham sido confirmados, modelos exibidos no Salão do Automóvel podem compor os 16 lançamentos. Entre eles estão:
-
Peugeot 3008 GT
-
Peugeot e-208 GTI
-
Citroën C5 Aircross
-
Ram 1500 RHO
-
Ram 3500 Dually
A Ram 1500 RHO desponta como potencial rival da Ford Ranger Raptor. Já a 3500 Dually, por seu porte e capacidade de 15 toneladas, dificilmente será vendida no Brasil. A Citroën tende a manter foco em modelos mais acessíveis, o que torna improvável a chegada do C5 Aircross.
Peugeot, por sua vez, tem forte presença em modelos eletrificados, aumentando as chances de ver o 3008 GT e o e-208 GTI nas vitrines brasileiras.