Agência Brasil | 21 de novembro de 2025 - 18h15

Enade será aplicado neste domingo; questionário encerra no sábado

Prova é obrigatória para concluintes do ensino superior e inclui 45 questões divididas em formação geral e componente específico

ENADE 2025
Prova do Enade será aplicada neste domingo; participação é obrigatória para concluintes do ensino superior. - (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A edição 2025 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicada neste domingo (23) para alunos de cursos de bacharelado e de tecnologia que estão concluindo a graduação. A participação é obrigatória e requisito indispensável para colação de grau.

Antes da prova, os estudantes precisam cumprir uma etapa fundamental: o preenchimento do questionário do estudante, que deve ser concluído até este sábado (22) no Sistema Enade, acessado via Portal Gov.br com CPF e senha. O documento é usado pelo Inep para traçar o perfil dos participantes e entender o contexto de formação de cada curso.

Quem fará a prova

Nesta edição, estão habilitados estudantes das áreas de bacharelado como administração, direito, jornalismo, design, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, entre outras previstas em edital.

Nos cursos superiores de tecnologia, serão avaliados estudantes de design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Os locais de prova já estão disponíveis no sistema, mas só podem ser visualizados após o preenchimento do questionário obrigatório.

Horários da aplicação

A prova seguirá o horário de Brasília e terá quatro horas de duração:

O Inep só confirmará a participação do aluno após o preenchimento do questionário e a assinatura da lista de presença no dia da prova, sem registro de eliminação.

Como será a prova

O exame é dividido em duas partes:

Formação geral

Componente específico

Os gabaritos preliminares serão divulgados em 5 de dezembro no portal do Inep.

Resultados

O desempenho individual dos estudantes será liberado em 18 de setembro de 2026, por meio do boletim de desempenho no Sistema Enade.