A rotina de um pro player: treinos, disciplina e os bastidores do eSports profissional
A rotina intensa exige muita disciplina, preparo físico e mental, além da constante evolução das habilidades dos jogadores de elite; confira os detalhes
Os jogadores profissionais de eSports vivem uma rotina rígida e repleta de treinamentos por trás dos palcos e transmissões que reúnem milhões de espectadores.
A rotina intensa dos atletas de eSports atrai cada vez mais o interesse do público, inclusive no campo das apostas digitais. Nesse contexto, plataformas com bônus se destacam por oferecer incentivos para quem acompanha os principais campeonatos. Pratique o jogo seguro.
Viver de eSports vai muito além de apenas jogar: exige preparação diária, disciplina, foco e preparo mental para aprimorar as habilidades.
Profissionais de eSports contam com equipe multidisciplinar
Apesar de ser um esporte digital, os eSports requerem muito preparo físico, essencial para a rotina dos atletas profissionais, os chamados pro players.
Além de horas nos jogos, como os populares League of Legends, Counter-Strike e outros, os jogadores fazem treinos específicos para melhorar postura, resistência e foco, além de prevenir lesões por esforço repetitivo.
Outro ponto determinante para o sucesso é o mental. Dessa forma, psicólogos esportivos trabalham lado a lado com os times, ajudando os atletas a lidar com a pressão constante das competições e a manter a concentração durante partidas decisivas.
A preparação emocional é fundamental para equilibrar o desempenho e evitar o esgotamento, que é um dos principais desafios da carreira profissional em jogos eletrônicos.
A alimentação é outro ponto tratado com cuidado, afinal, é necessário sustentar longas jornadas de treino sem comprometer a saúde ou o desempenho e, para isso, é necessário contar com dietas equilibradas, hidratação constante e pausas programadas como parte da rotina.
Visando ao bom desempenho de toda a equipe, cada organização de eSports, como a LOUD, T1 e outras, conta com profissionais como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e treinadores, todos focados no bem-estar dos jogadores.
eSports estão cada vez mais populares no Brasil
O brasileiro sempre foi fã de games, mas, com a entrada definitiva dos eSports no cenário das competições, o país despontou como um dos principais mercados.
De acordo com um levantamento da Newzoo, uma empresa global que é especializada em dados do setor, a pandemia acabou contribuindo para isso, já que 72,2% dos gamers brasileiros começaram a jogar mais durante o período em que foram obrigados a ficar em casa.
A Confederação Brasileira de Games e eSports (CBGE) mostrou quais categorias de jogos mais agradam ao jogador brasileiro, que tem principalmente cinco preferências: Esportes, Battle Royale, Fighting Games, FPS e Estratégia.
Entre os jogos, três se destacam como principais:
- FIFA (EAFC): Simula o futebol real com competições intensas e realismo tático, sendo um dos principais títulos de eSports globais;
- Counter-Strike: Jogo de tiro em equipe focado em estratégia, precisão e cooperação entre terroristas e contra-terroristas;
- League of Legends: MOBA competitivo em que equipes disputam controle de mapa e objetivos estratégicos para destruir a base inimiga.
Portanto, os eSports chamam a atenção principalmente pela variedade, agradando a diferentes perfis de jogadores e fãs.