Termina hoje prazo para pedir reaplicação do Enem 2025
Solicitação deve ser feita até 12h desta sexta (21) na Página do Participante; pedidos valem para doenças, problemas logísticos ou desastres naturais
EDUCAÇÃOO prazo para solicitar a reaplicação das provas do Enem 2025 — referentes a um ou aos dois dias de exame — termina às 12h desta sexta-feira (21). De acordo com o Inep, haverá apenas uma nova aplicação.
O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, com acesso via Gov.br. O candidato precisa enviar um documento legível, em português, que comprove o motivo da ausência e inclua a data correspondente ao dia perdido.
O edital prevê reaplicação em três situações: problemas logísticos, doenças infectocontagiosas ou desastres naturais. Entre os problemas logísticos, entram casos como falta de energia que impeça a visibilidade da prova, falhas no procedimento de aplicação ou danos provocados por desastres que afetem o local do exame.
Em relação às doenças, a lista inclui tuberculose, coqueluche, difteria, meningites, varíola, monkeypox, gripe A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, catapora e covid-19.
O direito também é garantido a candidatos afetados por desastres naturais, como os inscritos de Rio Bonito do Iguaçu (PR), atingidos pelo tornado registrado em 7 de novembro — um dos mais fortes da história do Paraná.
Cada solicitação será analisada individualmente pelo Inep. Somente após o deferimento o candidato estará autorizado a realizar a reaplicação, marcada para os dias 16 e 17 de dezembro. A prova será feita apenas no dia correspondente à ausência na aplicação regular.