21 de novembro de 2025 - 10h30

Philip Haegler, bicampeão de asa delta, morre após acidente de parapente no Rio

Aos 59 anos, piloto colidiu com asa delta e caiu sobre prédio em São Conrado; Polícia Civil investiga o caso

LUTO
O piloto de voo livre Philip Haegler sofreu um acidente de parapente em São Conrado e não resistiu - (Foto: Reprodução)

O bicampeão brasileiro de asa delta, Philip Haegler, de 59 anos, morreu nesta quinta-feira (20), após um acidente enquanto praticava parapente na rampa da Pedra Bonita, em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro. Durante o voo, seu equipamento colidiu com uma asa delta e, desgovernado, Phil acabou se chocando contra a cobertura de um prédio no 11º andar da Avenida Professor Mendes de Morais. Ele caiu desacordado no hall do edifício e chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas morreu ao dar entrada no Hospital Municipal Miguel Couto.

Considerado um dos nomes mais importantes do voo livre no Brasil, Phil também presidiu a Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e era conhecido por sua atuação destacada em prol da segurança no esporte. Em nota, a CBVL lamentou a perda e destacou o legado do piloto, definindo-o como "um ser humano especial, que inspirava pela leveza, pela ética e pela alegria de viver".

O Clube São Conrado de Voo Livre suspendeu as atividades do fim de semana em respeito à memória de Philip. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as circunstâncias do acidente.