Iury de Oliveira | 21 de novembro de 2025 - 09h35

Ford Ranger híbrida é eleita a Picape Internacional 2026/27

Modelo foi o primeiro eletrificado a vencer a premiação e será produzido na América do Sul a partir de 2027

LANÇAMENTO AUTOMOTIVO
Nova Ranger PHEV, que será produzida na América do Sul, combina desempenho, eficiência e robustez - (Foto: Divulgação)

A nova Ford Ranger Híbrida Plug-in (PHEV) foi eleita a Picape Internacional 2026/27, em anúncio realizado no último dia 19 de novembro durante o Salão Solutrans 2025, em Lyon, na França. A premiação, organizada por uma associação independente de jornalistas especializados em transporte, é realizada a cada dois anos e avaliou o modelo como o mais completo em eficiência, desempenho, segurança e custo-benefício.

Esta é a quarta vez que a Ranger conquista o título, reforçando seu protagonismo no segmento. E pela primeira vez, o prêmio foi concedido a um modelo híbrido. O reconhecimento marca mais um avanço da Ford na eletrificação da linha, consolidando a Ranger como a picape mais premiada da categoria nos últimos 15 anos.

Com produção confirmada para a América do Sul a partir de 2027, a Ranger PHEV será montada com exclusividade na região e chegará ao mercado brasileiro com um motor flex desenvolvido pela engenharia local, oferecendo alta performance combinada à economia de combustível e menor emissão de poluentes.

Desempenho testado em estrada e off-road - A escolha foi baseada em uma série de testes práticos conduzidos por um júri formado por 23 jornalistas especializados, em avaliações realizadas no mês passado na Bulgária. Os veículos foram testados em condições reais de estrada e fora de estrada e analisados segundo critérios como motorização, capacidade de carga, conforto, segurança e custo total de operação.

Segundo Jarlath Sweeney, presidente da premiação, a Ranger Híbrida se destacou por unir desempenho e eficiência com a robustez típica do modelo. “A nova Ranger PHEV combina perfeitamente um motor a gasolina com um motor elétrico, oferecendo desempenho excepcional e menor custo de combustível. Ela pode ser conduzida no modo elétrico, no modo gasolina ou em combinação dos dois, sem perder a capacidade de trabalho pesado pela qual é conhecida”, afirmou.

Reconhecimento global da Ford - Hans Schep, gerente geral da Ford Pro Europa, recebeu o prêmio e destacou o orgulho da equipe com o reconhecimento. “Depois de vencer com a nova Ranger em 2024, valorizamos profundamente esse novo prêmio para a versão híbrida. Isso reforça o compromisso da Ford com a inovação e mostra que conseguimos elevar ainda mais os padrões da categoria”, declarou.

A Ford Ranger é a picape mais vendida da Europa há uma década e acumula prêmios de edições anteriores: venceu em 2013, 2020 e 2024. Com a nova conquista, se consolida como a maior vencedora da história da premiação.