Luci Ribeiro | 21 de novembro de 2025 - 10h00

Governo quer pagar recompensa em dinheiro por informações sobre crimes

Grupo técnico do MJSP terá 120 dias para apresentar proposta de regulamentação da iniciativa

GERAL
Portinho disse que projeto incrementa 'participação cidadã' na apuração de crimes - (Fonte: Agência Senado)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criou nesta sexta-feira (21) um Grupo de Trabalho Técnico com a missão de elaborar uma proposta para premiar financeiramente cidadãos que fornecerem informações relevantes à resolução de crimes e captura de foragidos. A medida visa aprimorar as ferramentas de combate à criminalidade no Brasil.

A portaria que institui o grupo foi publicada no Diário Oficial da União e determina um prazo inicial de 120 dias para a conclusão dos trabalhos, com possibilidade de prorrogação. Ao final, será apresentado um relatório com os resultados e sugestões ao ministro Flávio Dino.

A equipe será composta por representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e conselhos estaduais de secretários de segurança. O grupo também poderá contar com especialistas e representantes de entidades públicas e privadas, convidados para contribuir com os debates.

A proposta deve considerar modelos já aplicados em nível estadual, federal e internacional, e será voltada para regulamentar o pagamento de recompensas em dinheiro por denúncias que levem à elucidação de crimes e localização de procurados.