Redação | 21 de novembro de 2025 - 08h39

Grupo Pereira promove ação em Campo Grande para combater desperdício de alimentos

Campanha no Comper Itanhangá mostrou como aproveitar integralmente os alimentos no dia a dia

CONSUMO CONSCIENTE
Ação promovida pelo Grupo Pereira e Sesc Mesa Brasil em Campo Grande mostrou receitas com aproveitamento total dos alimentos. - (Fotos: Assessoria)

Uma ação educativa realizada nesta quarta-feira (19), em Campo Grande, reforçou a importância do consumo consciente e da redução do desperdício de alimentos. Com a campanha “Menos Desperdício é mais comida no prato”, o Grupo Pereira, em parceria com o Sesc Mesa Brasil, levou orientações práticas aos clientes do Supermercado Comper Itanhangá, por meio da degustação de receitas feitas com partes geralmente descartadas dos alimentos.

No cardápio, estavam o molho pesto feito com talos de brócolis e manjericão e um doce de banana, preparados especialmente para mostrar que é possível transformar sobras em pratos nutritivos e saborosos.

Durante a ação, os clientes participaram ativamente e demonstraram interesse em replicar as receitas em casa

A ação chamou a atenção dos consumidores. Muitos se mostraram interessados em aplicar as receitas em casa — alguns compraram os ingredientes ali mesmo para testar em suas cozinhas.

“Produtos que poderiam ir para o lixo aos olhos de muitos, conseguimos aproveitar e criar receitas novas”, explicou a nutricionista Thaísa Braz, do Grupo Pereira. Segundo ela, o engajamento direto do público reforça a força de campanhas que dialogam com a sustentabilidade e a economia doméstica.

Brasil é um dos maiores países em desperdício de comida - Dados da ONU e do IBGE indicam que o Brasil desperdiça anualmente cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos, o que representa quase 30% da produção nacional. O país ocupa a 10ª posição no ranking mundial de desperdício.

Diante desse cenário, programas como o Sesc Mesa Brasil — maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina — têm papel fundamental na redistribuição de alimentos e na promoção de ações educativas que ajudam a combater a insegurança alimentar e fortalecer a cidadania.

O Brasil desperdiça cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano