19 de novembro de 2025 - 14h15

Flamengo lidera ranking dos times mais odiados do Brasil, aponta pesquisa

Estudo do Paraná Pesquisas mostra rejeição ao clube carioca; Corinthians e Palmeiras completam o top 3

FUTEBOL BRASILEIRO
Flamengo lidera ranking de rejeição, mas também é o clube com a maior torcida do País - Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (19) pelo Instituto Paraná Pesquisas revelou quais são os clubes de futebol mais rejeitados pelos torcedores brasileiros. O Flamengo, apesar de ter a maior torcida do País, lidera o ranking dos times mais odiados, com 13,5% das menções negativas.

O levantamento contou com maior participação de mulheres e pessoas na faixa etária entre 45 e 59 anos. Mesmo com a liderança em rejeição, o Flamengo também aparece em primeiro lugar no ranking de torcidas do Brasil, conforme outro estudo recente realizado pela Nexus em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com 26% da preferência nacional.

Os mais rejeitados pelos torcedores - Na segunda colocação do ranking de antipatia está o Corinthians, com 11,1% dos votos, seguido pelo Palmeiras (7,7%), Vasco da Gama (4,6%) e São Paulo (1,7%).

Confira os 15 clubes mais citados:

Flamengo – 13,5%

Corinthians – 11,1%

Palmeiras – 7,7%

Vasco – 4,6%

São Paulo – 1,7%

Atlético-MG – 1,5%

Cruzeiro – 1,2%

Grêmio – 1,2%

Internacional – 1,0%

Santa Cruz – 1,0%

Bahia – 0,7%

Sport – 0,6%

Vitória – 0,6%

Fluminense – 0,5%

Santos – 0,5%

Athletico-PR – 0,4%

Apesar dos números, a maioria dos entrevistados (42,2%) respondeu que “não odeia nenhum” ou “gosta de todos”, revelando uma postura mais neutra ou pacífica em relação às rivalidades entre os clubes.

O curioso é que os dois clubes mais rejeitados também lideram os rankings de torcida. O Flamengo, segundo o levantamento da Nexus/CBF, possui a preferência de 26% dos torcedores do País, enquanto o Corinthians aparece em segundo lugar. Isso reforça a máxima de que “quanto maior o clube, maior o amor — e também o ódio”.

Essa dualidade entre paixão e rejeição não é incomum no futebol brasileiro. Clubes de grande visibilidade, com títulos expressivos e presença frequente na mídia, costumam atrair tanto fãs quanto críticos, tornando-se polos de amor e rivalidade nos estádios e nas redes sociais.