Secretária Viviane Luiza é agraciada com Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva
Homenagem reconhece atuação contra o racismo e valorização da cultura negra em Mato Grosso do Sul
HOMENAGEMA secretária de Estado da Cidadania de Mato Grosso do Sul, Viviane Luiza, foi agraciada com o Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva, em reconhecimento ao seu trabalho de combate ao racismo e promoção da cultura negra. A cerimônia ocorreu na noite desta terçafeira (18), por iniciativa do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), e homenageou 26 personalidades sulmatogrossenses que atuam no enfrentamento ao racismo e na valorização da cultura antirracista.
A comenda foi instituída originalmente em 2009 pela Resolução36/2009, de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), falecido em março de 2023. Em 2024, por proposição da deputada Gleice Jane (PT), o nome “TiaEva” passou a integrar o título da honraria por meio da Resolução108/2024.
Durante a solenidade, a produtora cultural Giulia Schroder e o produtor artístico Jorge Aluvaiá realizaram uma apresentação musical acompanhada de berimbau e percussão, que valorizou o tom celebrativo e cultural do evento.
VivianeLuiza manifestou sua alegria ao receber a homenagem: “Receber a homenagem do deputado Hashioka é o reconhecimento do trabalho que nós estamos fazendo na Secretaria de Estado de Cidadania, mais especificamente para a igualdade racial”. Ela destacou que, “este ano foi publicado o decreto16.602, que trata do racismo, o programa MS Sem Racismo. Este mês, nós publicamos as ações de um Estado sem racismo e receber esta noite a honraria … é gratificante”.
O deputado RobertoHashioka ressaltou que a entrega da honraria à secretária “é uma forma de reconhecer e valorizar seu papel na luta contra o preconceito. Uma honra entregar esta homenagem à secretária Viviane, referência no trabalho de fortalecimento das políticas públicas que buscam criar uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”.
VivianeLuiza possui graduação em História pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestrado em Desenvolvimento Local pelo mesmo instituto, e está cursando doutorado (PhD) em Antropologia na University of Manitoba, no Canadá. Foi pesquisadora do Museum of Ethnology Vienna (Áustria) e possui mais de 20anos de atuação junto a comunidades indígenas e no ideal de projetos culturais nas comunidades de Mato Grosso do Sul.
Na função de secretária de Estado da Cidadania, ela coordena políticas públicas para juventude, mulheres, povos originários, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, assuntos comunitários, pessoas idosas e igualdade racial.
O Decreto nº 16.602, de 3de abril de 2025, institui o programa “MS Sem Racismo” no estado de Mato Grosso do Sul, voltado para ações estratégicas de combate ao racismo e à intolerância religiosa, alinhado ao Estatuto da Igualdade Racial e à Agenda2030 da ONU.