Da Redação | 18 de novembro de 2025 - 10h10

Carreta da Justiça atende mais de 480 pessoas em Vicentina e Jateí

Reconhecimento de união estável lidera os pedidos durante ações promovidas pelo Judiciário em municípios do interior

JUSTIÇA ITINERANTE
Carreta da Justiça fecha semestre com 14 municípios e quase 4 mil cidadãos atendidos - Foto: Divulgação

A Carreta da Justiça, iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul que leva atendimento jurídico gratuito ao interior do estado, passou pelas cidades de Vicentina e Jateí na última semana. Somados, os dois municípios registraram a presença de mais de 480 pessoas nos dias de atendimento.

Em Vicentina, a unidade móvel esteve na cidade nos dias 10 e 11 de novembro. Foram abertos 39 processos judiciais, sendo 22 pedidos de reconhecimento de união estável com conversão em casamento, 11 ações de divórcio, três de alimentos, duas de retificação de nome e uma de dissolução de união estável. Além disso, foram realizados 65 atendimentos com agendamento, orientações e informações gerais.

A Defensoria Pública prestou 20 atendimentos e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) realizou 25 atendimentos no local. A ação mobilizou 280 pessoas durante os dois dias.

Já no município de Jateí, a Carreta da Justiça atendeu a população nos dias 13 e 14 de novembro. Foram abertas 25 ações judiciais, com destaque novamente para o reconhecimento de união estável e conversão em casamento, com 17 pedidos. Também foram protocoladas cinco ações de divórcio, duas de alimentos e uma de cobrança.

Em Jateí, a movimentação chegou a 205 pessoas. A equipe da Carreta realizou 65 atendimentos diversos, e a Defensoria Pública local prestou outros 15.

Próxima parada: Aral Moreira - O próximo destino da Carreta da Justiça será Aral Moreira, com atendimentos programados para os dias 1º e 2 de dezembro. Para acessar os serviços, é necessário realizar o agendamento prévio pelo WhatsApp: (67) 98462-8249.

Mais informações sobre o calendário de atendimento da Carreta da Justiça podem ser consultadas nos canais oficiais do Poder Judiciário de MS.