Julia Queiroz | 17 de novembro de 2025 - 18h20

Livro de memórias de Patti Smith será lançado no Brasil em março de 2026

Autobiografia "Pão dos Anjos" percorre infância, música, perdas e renascimento criativo da artista

LANÇAMENTO
A cantora americana Patti Smith durante bate-papo no lançamento de seus dois livros, no teatro do Sesc Pompeia, em São Paulo, em 2019. - (Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão)

A cantora, compositora e escritora norte-americana Patti Smith, de 78 anos, lançará no Brasil sua nova autobiografia, Pão dos Anjos: A História da Minha Vida, no dia 24 de março de 2026, pela Companhia das Letras.

Descrito como seu relato mais íntimo até agora, o livro passa por todas as fases da vida da artista: desde a infância na periferia da Filadélfia no pós-guerra, marcada por problemas de saúde, até o encontro com a arte na juventude e a consagração como uma das maiores figuras do punk e da poesia americana.

Na obra, Patti relembra suas parcerias artísticas com nomes como Robert Mapplethorpe, Gal Costa e Fred Smith, com quem se casou e teve filhos. Também aborda o luto pela morte do marido em 1994 e outras perdas significativas que impulsionaram um processo de renascimento criativo.

“Pão dos Anjos” é uma celebração da arte como força transformadora e da capacidade de fazer da dor uma nova forma de expressão. A autora já publicou outros livros de destaque no Brasil, como Só Garotos e Linha M.