Brasil e Paraguai marcam nova rodada sobre revisão do Anexo C de Itaipu
Chanceleres anunciaram reunião para dezembro após crise sobre operação da Abin em solo paraguaio
RELAÇÃO INTERNACIONALOs ministros das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai confirmaram nesta segunda-feira (17) que as negociações para revisar o Anexo C do Tratado de Itaipu serão retomadas na primeira quinzena de dezembro. O acordo regula as bases financeiras e operacionais da usina binacional de Itaipu.
A retomada foi anunciada após reunião em Brasília entre o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e o paraguaio Rubén Ramírez Lezcano. Os dois também discutiram temas de infraestrutura, segurança e educação.
Durante o encontro, Mauro Vieira entregou um relatório confidencial sobre a atuação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Paraguai, entre junho de 2022 e março de 2023, caso que havia gerado desconforto diplomático. O chanceler brasileiro afirmou que a operação foi encerrada assim que o atual governo tomou conhecimento, e que os envolvidos serão responsabilizados. Com isso, o governo paraguaio considerou a questão superada.
Além da revisão do tratado, os países destacaram ações conjuntas nas áreas de interconexão elétrica, combate ao crime organizado e ampliação do acesso de estudantes paraguaios a universidades brasileiras.