Técnico da Nigéria acusa rival de "vudu" após eliminação para o Congo nas Eliminatórias da Copa
Eric Chelle se irritou com gesto de integrante da comissão congolesa durante disputa por pênaltis: "Toda vez é a mesma coisa"
COPA DO MUNDO 2026A seleção da Nigéria foi eliminada da repescagem africana da Copa do Mundo de 2026 após perder nos pênaltis para a República do Congo, e o técnico Eric Chelle protagonizou uma cena polêmica. Após a partida, o treinador acusou um membro da comissão técnica congolesa de praticar “vudu” durante a cobrança das penalidades.
O jogo, disputado neste domingo, terminou empatado por 1 a 1 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, o Congo venceu por 4 a 3 e avançou para a repescagem intercontinental, marcada para março de 2026.
Durante a zona mista, Chelle relatou o momento de tensão que presenciou à beira do campo. “O cara do Congo fez algum tipo de vudu. Ele fazia assim, sacudia uma garrafa com água, ou seja lá o que for. Toda vez é a mesma coisa. Por isso fiquei nervoso com ele”, disse.
O treinador foi flagrado por câmeras visivelmente irritado com os gestos de um integrante da comissão técnica rival, se dirigindo com agressividade em direção à área técnica do Congo durante a série de pênaltis.
Apesar da acusação, não houve registro de confronto físico entre as comissões. A FIFA não comentou o episódio até o momento.
A Nigéria, que já havia ficado fora da Copa do Mundo de 2022, volta a decepcionar, mesmo com um elenco repleto de atletas de destaque no cenário europeu. Victor Osimhen, artilheiro do Galatasaray, deixou o campo ainda no primeiro tempo por lesão, e Lookman, atacante da Atalanta, também foi substituído no segundo tempo.
O gol da Nigéria foi marcado por Frank Onyeka, ainda na etapa inicial. Mechak Elia empatou para o Congo, levando a partida aos pênaltis. A equipe congolesa foi mais eficiente nas cobranças e carimbou a vaga para a próxima fase.
A vitória nos pênaltis garante ao Congo um lugar na repescagem intercontinental, que reunirá seleções de diferentes continentes em busca das últimas vagas para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Para a Nigéria, bicampeã olímpica e pentacampeã da Copa Africana de Nações, a não participação em duas Copas consecutivas representa um duro golpe para o futebol do país.