Redação O Estado de S. Paulo | 17 de novembro de 2025 - 13h55

Governador Cláudio Castro lança Operação Barricada Zero no RJ para remover 13 mil bloqueios

Ação envolve 11 municípios e visa retomar controle do Estado em áreas dominadas por facções criminosas

SEGURANÇA PÚBLICA
Estado inicia remoção de mais de 13 mil barricadas erguidas por facções em 11 municípios do Rio - Foto: Divulgação/PMERJ

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), lançou nesta segunda-feira (17) a Operação Barricada Zero, com o objetivo de remover 13.604 barreiras instaladas em vias públicas por organizações criminosas em comunidades da região metropolitana do Rio. A ação foi anunciada uma semana após o início das operações de remoção de bloqueios em bairros da zona sudoeste da capital.

As barreiras — feitas com concreto, entulho e até estruturas metálicas — são utilizadas por facções como o Comando Vermelho para controlar o acesso a territórios dominados pelo tráfico. A operação, segundo Castro, representa um novo momento da política de segurança pública do Estado, voltada à retomada de áreas dominadas por grupos armados.

“Vamos devolver o direito de ir e vir à população. A Operação Barricada Zero não é apenas policial. É uma ação de Estado, que contará com apoio das prefeituras, secretarias estaduais e da sociedade civil”, afirmou o governador durante coletiva ao lado de prefeitos da região metropolitana.

Mais de 13 mil barreiras mapeadas - De acordo com o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), foram identificadas 13.604 barricadas espalhadas por 11 municípios, com base em registros de ocorrência, denúncias feitas ao Disque Denúncia e imagens captadas por drones e helicópteros.

As cidades que serão alvo da operação são:

Rio de Janeiro

Belford Roxo

Duque de Caxias

Itaboraí

Japeri

Mesquita

Nilópolis

Nova Iguaçu

Queimados

São Gonçalo

São João de Meriti

Barricadas em comunidade do Rio de Janeiro.  Foto: Alaor Filho/Estadão

A retirada das barricadas começou no último dia 10, com uma operação do 31º BPM (Recreio) em comunidades da zona sudoeste da capital. A partir de agora, as ações serão contínuas e integradas, com a atuação conjunta das forças de segurança estaduais, guardas municipais e secretarias de obras dos municípios.

Para executar as remoções com rapidez e segurança, o governo do Estado anunciou a compra de "kits demolição", que incluem retroescavadeiras, tratores e outros equipamentos de grande porte. As máquinas serão utilizadas nas operações para romper barreiras de concreto e estruturas que bloqueiam ruas, travessas e acessos.

A medida faz parte de um pacote mais amplo para enfrentar o poder territorial das facções. As barreiras ilegais têm sido utilizadas por criminosos para retardar a entrada da polícia e impedir a circulação de rivais. Além disso, dificultam o acesso de ambulâncias, bombeiros e outros serviços públicos essenciais.

Integração com municípios - O lançamento da operação contou com a presença de prefeitos da Baixada Fluminense e de outras regiões da Grande Rio. A proposta do governo é estabelecer uma ação integrada entre Estado e municípios, com foco na recuperação de áreas urbanas e na mobilidade da população.

“A retirada das barricadas é apenas o primeiro passo. Em seguida, virá a retomada de serviços como iluminação, coleta de lixo, recapeamento e presença do poder público”, afirmou Cláudio Castro.

A Operação Barricada Zero também é vista como um desdobramento da megaoperação realizada recentemente nos complexos do Alemão e da Penha, onde o governo estadual mobilizou centenas de policiais para combater o tráfico. A nova iniciativa busca consolidar o controle das vias e garantir que os criminosos não voltem a erguer obstáculos nas comunidades.