Christiane Mesquita | 17 de novembro de 2025 - 13h40

Assembleia realiza sessão solene em homenagem a Zumbi dos Palmares e Tia Eva

Evento ocorre nesta terça-feira (18), às 19h, e reconhece iniciativas de combate ao racismo e valorização da cultura negra em MS

HOMENAGEM
Gleice Jane é a propositora da sessão solene que reforça a luta contra o racismo e a cultura antirracista   - ( Foto: Luciana Nassar )

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza nesta terça-feira (18), às 19h, uma sessão solene em homenagem a Zumbi dos Palmares e Tia Eva, personalidades históricas que nomeiam o Troféu do Mérito Legislativo concedido a pessoas e instituições que atuam na luta contra o racismo e na promoção da igualdade racial. A cerimônia acontecerá no Plenário Júlio Maia, em Campo Grande, com entrada gratuita e aberta ao público.

A iniciativa é de autoria da deputada estadual Gleice Jane (PT), responsável também pela Resolução 108/2024, que acrescentou o nome de Tia Eva à honraria originalmente criada pela Resolução 39/2009, de autoria do então deputado Amarildo Cruz, e posteriormente alterada em 2021.

Segundo Gleice Jane, a inclusão do nome de Tia Eva tem o objetivo de valorizar uma figura histórica essencial para a cultura e resistência negra sul-mato-grossense. “Foi uma forma de homenagear e perpetuar a memória de Tia Eva, uma mulher negra ex-escravizada que representa a luta por liberdade, fé e território. Além disso, é uma maneira de reconhecer o legado do saudoso deputado Amarildo Cruz, que sempre se destacou na luta pela igualdade racial em nosso Estado”, declarou a parlamentar.

Nascida em Goiás, Eva Maria de Jesus, mais conhecida como Tia Eva, foi uma mulher negra e ex-escravizada que prometeu, em oração a São Benedito, fundar um local de liberdade para o povo negro se fosse libertada da escravidão. Em 1905, liderou uma comitiva até a então vila Santo Antônio de Campo Grande, onde fundou a Comunidade Tia Eva, na região do Olho D’Água. Ali, construiu uma igreja dedicada ao santo e deu início a uma tradição religiosa e cultural que se mantém viva até hoje.

A Comunidade Tia Eva é um dos mais importantes marcos da presença e resistência negra em Mato Grosso do Sul, reconhecida por sua história e legado de luta por direitos, fé e preservação da cultura afro-brasileira.

A sessão solene será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Assembleia Legislativa: TV ALEMS (canal 7.2 em sinal aberto e canal 9 da Claro NET), Facebook e YouTube, além da Rádio ALEMS FM 105.5. A cobertura também contará com fotos e registros no banco de imagens do Portal ALEMS, e com cobertura da equipe de Comunicação da Casa de Leis.