Fernanda Kintschner | 17 de novembro de 2025 - 12h55

Assembleia inicia tramitação de nome de Sérgio de Paula para o TCE-MS

Indicação à vaga no Tribunal de Contas ocorre após aposentadoria de Jerson Domingos

POLÍTICA ESTADUAL
Projeto com indicação de Sérgio de Paula deve entrar na votação da Ordem do Dia na próxima quarta-feira - Foto: Luciana Nassar / Arquivo ALEMS

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta segunda-feira (17), o Projeto de Decreto Legislativo 16 de 2025, que indica o nome de Sérgio de Paula para ocupar a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS). A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora da Casa e será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A indicação decorre da aposentadoria do conselheiro Jerson Domingos, abrindo espaço para nova nomeação conforme previsto pela Constituição Federal. O artigo 80 estabelece que os indicados ao cargo devem ser brasileiros, com mais de 35 anos, idoneidade moral, reputação ilibada e notório conhecimento técnico com, no mínimo, dez anos de experiência.

Trajetória política e técnica - Natural de Andradina (SP), Sérgio de Paula construiu sua carreira política e administrativa em Mato Grosso do Sul. Inicialmente atuou no setor bancário, no antigo Banco Real, em Dourados, onde também foi secretário municipal de Fazenda. Em seguida, passou a integrar o cenário político estadual como assessor parlamentar na ALEMS e presidente do Diretório Regional do PSDB.

Sérgio de Paula é o indicado da Assembleia Legislativa para vaga de conselheiro no TCE-MS. Foto: Chico Ribeiro / Governo do Estado

Veja mais no site da ALEMS: https://al.ms.gov.br/Noticias/143980/pdl-com-indicacao-para-novo-conselheiro-do-tribunal-de-contas-entra-em-tramitacao

Durante os governos de Reinaldo Azambuja e Eduardo Riedel, ambos do PSDB, exerceu cargos estratégicos, como secretário da Casa Civil e responsável pelo Escritório de Relação Institucional e Política. Atualmente, atua como assessor da presidência da Sanesul, a empresa estadual de saneamento.

Sérgio é formado em Ciências Contábeis, com especializações em Auditoria no Setor Público e MBA em Gestão Pública e Contabilidade Governamental. Tem 62 anos, é casado com Shirlei Suzini de Paula e pai de três filhos.

Processo segue na Assembleia - A análise do nome de Sérgio de Paula está nas mãos da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que emitirá parecer sobre os requisitos técnicos e jurídicos. De acordo com o presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), a proposta deve ser incluída na Ordem do Dia já nesta quarta-feira (19), quando poderá ser votada em plenário.

Caso aprovado pelos deputados, Sérgio de Paula será nomeado conselheiro do TCE-MS, órgão responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do Estado e dos municípios.

A expectativa é que a indicação seja bem recebida, tendo em vista o histórico de atuação política e administrativa do indicado, além da sua ligação com figuras influentes no cenário político estadual.