Haaland brilha em Milão, e Itália vai à repescagem por vaga na Copa de 2026
Atacante marca dois gols na vitória da Noruega por 4 a 1 e afunda a Azzurra, que pode ficar fora do terceiro Mundial seguido
FUTEBOL INTERNACIONALA seleção italiana mais uma vez se vê diante do fantasma da repescagem. Mesmo com o apoio da torcida no estádio San Siro, em Milão, a Azzurra não conseguiu o resultado necessário para garantir a vaga direta na Copa do Mundo de 2026. Na tarde deste domingo (16), venceu a Noruega por 4 a 1, mas precisava golear por ao menos nove gols de diferença para avançar — e terminou a partida com gosto amargo e sob vaias.
Com o revés, a Itália repete o roteiro das Eliminatórias anteriores, nas quais foi eliminada por Suécia (em 2017) e Macedônia do Norte (em 2022), ficando fora das últimas duas edições do Mundial. A última participação da tetracampeã aconteceu em 2014, no Brasil.
Sabendo da necessidade de um milagre, os comandados de Gennaro Gattuso pressionaram desde o início. Esposito abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo, marcando seu terceiro gol em cinco jogos pela seleção. A jogada envolveu boa troca de passes entre Dimarco e os meio-campistas italianos.
A Noruega, tranquila com a larga vantagem construída na campanha, foi passiva na primeira etapa e só ameaçou aos 30 minutos. Donnarumma trabalhou pouco até então.
O panorama mudou completamente na etapa final. Com mais intensidade, a Noruega empatou aos 17 minutos com Nusa, que driblou a defesa e contou com desvio de Politano para vencer Donnarumma.
A partir daí, o domínio passou para os visitantes. Dimarco, um dos destaques italianos, obrigou o goleiro Nyland a fazer grande defesa, mas foi o último suspiro da Azzurra.
Erling Haaland, artilheiro das Eliminatórias com impressionantes 16 gols, marcou duas vezes em sequência, aos 32 e 34 minutos. O primeiro veio em um belo voleio após cruzamento da esquerda. O segundo, em contra-ataque mortal.
Ainda houve tempo para Larsen fechar a conta. Ele driblou a defesa e marcou um golaço aos 48 minutos, selando a vitória norueguesa por 4 a 1.
Como será a repescagem da Itália
Com a derrota, a Itália entra na disputa da repescagem da Europa. O formato é o mesmo da última edição: os 12 segundos colocados dos grupos se juntam a quatro seleções vindas da Liga das Nações. Elas serão divididas em quatro chaves, com jogos eliminatórios — duas semifinais e uma final por grupo. Apenas os quatro campeões se classificam para a Copa do Mundo.
O sorteio dos confrontos acontece nesta quinta-feira (20), e os potes serão definidos com base no ranking da Fifa. Times mais bem ranqueados enfrentam os de posição inferior, com os classificados da Liga das Nações ocupando o pote 4.