16 de novembro de 2025 - 13h15

Portugal goleia a Armênia por 9 a 1 e garante vaga no Mundial de 2026

Mesmo sem Cristiano Ronaldo, seleção portuguesa atropela e carimba passaporte para os Estados Unidos, México e Canadá

COPA DO MUNDO
Portugal goleia a Armênia por 9 a 1 e garante vaga na Copa de 2026 mesmo sem Cristiano Ronaldo. - Foto: MIGUEL RIOPA / AFP

Portugal está oficialmente classificado para a Copa do Mundo de 2026. Jogando no Estádio do Dragão, no Porto, a seleção não sentiu falta de seu principal nome, Cristiano Ronaldo, e aplicou uma histórica goleada de 9 a 1 sobre a Armênia neste domingo (16), pela última rodada do Grupo F das Eliminatórias Europeias.

Com o resultado, a equipe comandada por Roberto Martínez encerrou sua participação na liderança do grupo, com 13 pontos em seis partidas. A Irlanda, que derrotou a Hungria por 3 a 2 com gol nos acréscimos, ficou com a vaga na repescagem ao somar 10 pontos. Já húngaros e armênios estão fora do Mundial.

O grande destaque da partida foi o entrosamento entre os meias Bruno Fernandes e João Neves, que anotaram três gols cada. Gonçalo Ramos e Francisco Conceição também deixaram suas marcas, enquanto Renato Veiga abriu o placar de cabeça.

Ausência de Cristiano Ronaldo e apelo à Fifa - Cristiano Ronaldo esteve fora da partida após ser expulso na derrota para a Irlanda na rodada anterior, por uma cotovelada no zagueiro Dara O’Shea. O craque de 40 anos agora depende de um apelo da Federação Portuguesa junto ao Comitê Disciplinar da Fifa para tentar reduzir uma possível punição de até três jogos — o que poderia tirá-lo das primeiras rodadas da Copa.

Mesmo ausente, o artilheiro histórico da seleção portuguesa, com 143 gols em 226 partidas, foi tema nos bastidores. A expectativa era que ele pudesse se aproximar de um possível milésimo gol diante da frágil defesa da Armênia, mas sequer esteve no banco de reservas.

Bruno Fernandes assumiu a cobrança dos pênaltis e João Neves brilhou em cobranças de falta. Com liberdade para atacar, a equipe portuguesa dominou a partida do início ao fim e foi eficiente para transformar as falhas adversárias em um dos maiores placares de sua história.

A seleção portuguesa usou um uniforme preto em homenagem a Eusébio, o "Pantera Negra", e o espírito ofensivo do ídolo parecia presente em campo. A intensidade foi mantida no segundo tempo, com direito a bola no travessão, tentativa de gol olímpico e várias chances desperdiçadas antes da goleada ser concluída.

Com o 9 a 1, Portugal registrou sua segunda maior vitória na história. Curiosamente, Cristiano Ronaldo também não participou do maior placar da equipe: o 9 a 0 contra Luxemburgo em 2023.

Irlanda surpreende e garante vaga na repescagem - Enquanto Portugal garantiu sua classificação com autoridade, a Irlanda protagonizou uma virada dramática contra a Hungria, em Budapeste. Com três gols de Troy Parrott, o último aos 50 minutos do segundo tempo, os irlandeses venceram por 3 a 2 e carimbaram a vaga na repescagem.

A Hungria chegou a estar à frente no placar até os 43 minutos da etapa final, com gols de Lukács e Varga. No entanto, não resistiu à pressão final da Irlanda, que segue na disputa por uma vaga no Mundial após mais de duas décadas de ausência.

Vice-campeã mundial em 1938 e 1954, a Hungria não participa de uma Copa do Mundo desde 1986.

Com a classificação assegurada, Portugal volta suas atenções agora para a preparação rumo à Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Além disso, o principal desafio imediato será o julgamento da Fifa sobre a conduta de Cristiano Ronaldo, que pode influenciar diretamente sua participação no início da campanha.