Iury de Oliveira | 16 de novembro de 2025 - 10h35

Reparo na rotatória da Avenida Rachid Neder será iniciado na segunda-feira

Trecho da rotatória no cruzamento com a Avenida Ernesto Geisel será parcialmente interditado para nova capa asfáltica após fortes chuvas

RECUPERAÇÃO
Equipes da Sisep atuam na rotatória da Avenida Rachid Neder após rompimento do asfalto causado pelas fortes chuvas e transbordamento do córrego Segredo. - (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Campo Grande anunciou para a próxima segunda-feira (17) o início dos reparos na rotatória da Avenida Rachid Neder, no cruzamento com a Avenida Ernesto Geisel, onde o asfalto foi danificado pelas fortes chuvas que atingiram a capital na última semana. A via segue parcialmente bloqueada e só será totalmente liberada após a aplicação da nova capa asfáltica.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), a enxurrada transbordou sobre a rotatória e atingiu a base do pavimento, provocando o descolamento do asfalto. De acordo com o secretário Marcelo Miglioli, equipes da prefeitura realizaram a limpeza e a retirada dos fragmentos na sexta-feira (14), mas a aplicação do novo asfalto depende da secagem completa da base da pista.

“Agora, dependemos da secagem da base para aplicar a nova capa asfáltica, que pode ocorrer na próxima segunda-feira, se não chover no final de semana”, afirmou Miglioli.

Durante os trabalhos, o trânsito será parcialmente interditado na rotatória. Motoristas que circulam pela região devem redobrar a atenção e, se possível, buscar rotas alternativas.

Entupimento das galerias e risco à drenagem - As chuvas também provocaram acúmulo de resíduos nas galerias pluviais, como galhos e troncos de árvores, o que aumentou o risco de entupimento e dificultou a drenagem da água. “Queremos uma cidade arborizada, mas precisamos lidar com os impactos disso. Em vendavais ou chuvas fortes, galhos e até árvores acabam caindo nos canais e comprometem a drenagem”, explicou o secretário.

Projeto maior depende de recursos federais - Para resolver o problema de forma definitiva, a prefeitura já elaborou um projeto que prevê a construção de bacias de contenção e uma barragem na região da Rua Corguinho. A obra está orçada em R$ 80 milhões, mas depende de aprovação e repasse do Governo Federal, já que o município não tem condições financeiras para executar a intervenção com recursos próprios.

Outros pontos também foram afetados - Além da Rachid Neder, outras regiões da cidade também sofreram com os efeitos das chuvas. Na região dos bairros Noroeste e Chácara dos Poderes, uma obra em execução foi parcialmente afetada, e a empresa responsável já foi acionada para executar os reparos. Outra rotatória, nas proximidades da Escola Estadual Hércules Maymone, também teve o pavimento danificado e aguarda tempo firme para passar por revitalização.